REDAÇÃO CENTRAL, 30 de jul de 2021 às 15:43
A Igreja Cristo Obreiro e Nossa Senhora de Lourdes, na diocese de Canelones, no Uruguai, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Ao receber a notícia em 27 de julho, o bispo de Canelones, dom Heriberto Bodeant, disse que “entre todos e com as contribuições que esta declaração pode viabilizar, assumiremos a responsabilidade de conservar este patrimônio, facilitar a sua visita e apreciação, e que ele continue sendo, antes de mais nada, ´casa de oração´, lugar de encontro dos homens com Deus”.
A igreja tem um campanário, um batistério e uma nave central de 16 metros de largura por 33 de comprimento. Começou a ser projetada em 1952 pelo engenheiro civil uruguaio Eladio Dieste. Entre 1958 e 1960, foi construída no quilômetro 164 da Rota 11, em Estación Atlántida.
Dieste ficou mundialmente conhecido pelo desenvolvimento de uma técnica inovadora chamada “cerâmica armada” e pela construção de “abóbadas de dupla curvatura”, utilizadas na igreja Cristo Operário e Nossa Senhora de Lourdes.
No seu interior, a igreja recebe a luz natural projetada através de vitrais coloridos. Na sua estrutura interior e exterior, as formas retas contrastam com as curvas.
A Fundação Eladio Dieste explicou, em um vídeo, que a igreja, “em si, é uma mostra de todas as obras construídas” por Dieste e da “sua sensibilidade humanista”. A fundação agradeceu pela “maestria e compromisso dos operários” que participaram da obra, bem como à empresa Dieste e Montañez e ao “espírito de vanguarda do Uruguai”.
No sábado 31 de julho, às 11h da manhã, hora local, será celebrada uma missa em ação de graças pela declaração e em memória de Eladio Dieste, falecido em 19 de julho de 2000, e dos esposos doadores da obra, Alberto Giudice e Adela Urioste.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Por volta das 2h da tarde, um ato protocolar será realizada pelo Ministério da Educação e Cultura.
Vídeo explicativo sobre a Igreja Cristo Obreiro e Nossa Senhora de Lourdes (em espanhol).
Confira também:
Catedral mexicana é reconhecida como Patrimônio da Humanidade https://t.co/WqnYrPeCuo
— ACI Digital (@acidigital) July 29, 2021