VALENCIA, 26 de ago de 2021 às 16:26
Vídeo de apresentação do quarto de santa Teresa de Jesus Jornet, em Líria (em espanhol).
A Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, fundada por santa Teresa de Jesus Jornet, conserva o quarto e a cama onde a fundadora morreu, em 26 de agosto de 1897. O quarto fica na casa das religiosas na cidade de Líria, na província de Valência, Espanha, e normalmente pode ser visitada. Atualmente, o acesso está restringido por causa das medidas d combate à pandemia de covid-19.
Pela primeira vez, o quarto foi gravado para um documentário sobre a fundadora da congregação, por um meio de comunicação da arquidiocese de Valência.
Sobra a cama onde a santa morreu, uma tábua de madeira está pendurada na parede. Nela, está escrito o “testamento” da fundadora das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados.
“É uma mensagem que ela nos deixou no seu leito de morte e que levamos no coração”, disse a superiora da congregação.
“Cuidem com esmero dos idosos, tenham muita caridade e observem fielmente as constituições: nisso está nossa santificação”, afirmou.
No quarto, há também uma mesa de cabeceira com uma fotografia do sepulcro-altar onde estão guardados os restos mortais da fundadora, na casa geral de Valência.
Segundo a arquidiocese de Valência, tanto a sala como o oratório adjunto, de acesso exclusivo à comunidade, ficam no mesmo edifício onde está a casa das religiosas e o asilo, em que atualmente moram 60 pessoas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A cama de santa Teresa de Jesus Jornet atualmente está coberta de folhetos nos quais estão escritos os nomes das províncias com casas da congregação. A superiora da comunidade das Irmãzinhas de Líria, irmã Teresa Martínez, disse que lhe pedem “que nos proteja a todos, sobretudo os idosos, que tanto sofreram neste tempo e rezamos pelo fim da pandemia”.
Para as Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados, o dormitório de santa Teresa de Jesus Jornet é “um lugar de recolhimento e oração, no qual as religiosas da comunidade rezam todos os dias, ajoelhadas junto à cama, pedindo à santa que vele por sua congregação e para que nos envie vocações”, explicou a religiosa.
A festa da fundadora é celebrada no dia 26 de agosto. Nesse dia tão especial, o dormitório é decorado “com um centro de rosas e, de maneira excepcional, subiremos com os idosos residentes, em grupos pequenos, para rezar junto à cama”.
Nesse dia, as casas da congregação celebrarão uma missa solene. Na comunidade de Líria, a missa será pela manhã, em sua capela, sem a assistência de fiéis.
Santa Teresa de Jesús Jornet nasceu em Aitona, Lérida, na Espanha, em 1843 e morreu em Líria, em 26 de agosto de 1897. Em 1872, fundou a congregação em Barbastro, Huesca, quando tinha 30 anos, com o sacerdote Saturnino López Novoa. Depois de poucos meses, abriu o primeiro asilo da congregação em Valência, em maio de 1873.
Teresa foi canonizada em 27 de janeiro de 1974 pelo papa Paulo VI, que também a proclamou padroeira da velhice na Espanha, em 1977.
Confira também:
Santa Teresa de Calcutá nasceu em um dia como hoje há 111 anos https://t.co/NgJ92E7fcs
— ACI Digital (@acidigital) August 26, 2021