Cascavel, 22 de set de 2021 às 09:44
O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 22 de setembro, dom Adelar Baruffi arcebispo de Cascavel (PR). A arquidiocese estava vacante desde março de 2021, após a morte de dom Mauro Aparecido Santos. Até então, dom Adelar era bispo da diocese e Cruz Alta (RS).
Em mensagem enviada à Arquidiocese de Cascavel, dom Adelar disse estar aberto ao diálogo com todos. “Quero caminhar com vocês na vivência dos quatro sinais da nossa evangelização: o sinal da Palavra, com a indicação à vida cristã e a animação bíblica da vida e da pastoral; o pilar do pão, da liturgia e da espiritualidade; o pilar da caridade, o serviço à vida plena; e o pilar da ação missionária em estado permanente de missão”, afirmou, referindo-se aos quatro pilares propostos pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023.
O arcebispo eleito disse ainda levar consigo três convicções metodológicas. “Primeira, a convicção de que estamos no caminho em que outros trilharam e se doaram, desejando ter uma atitude de muita gratidão e de respeito pela história da Arquidiocese. Segundo, o desejo de estar próximo de todas as realidades presentes na Arquidiocese. E a terceira, a certeza de que a evangelização é uma obra coletiva, na comunhão arquidiocesana, e aqui nós entendemos os leigos, religiosos, padres, diáconos, seminaristas e o arcebispo junto”, afirmou.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma saudação a dom Adelar Baruffi pela nomeação com arcebispo de Cascavel. “Seu lema episcopal, ‘Servo de Jesus Cristo’, tirado da Carta aos Romanos (Rm 1,1), nos recorda o chamado que Deus faz aos homens a serem seus apóstolos e a anunciar o Evangelho, como o fez a Paulo”, afirma.
“Como todos os ministérios na Igreja, também o ministério episcopal é um serviço, exercido na comunhão com o colégio episcopal e com o bispo de Roma, o Papa. Rogamos bênçãos à continuidade de sua missão como servidor de Jesus Cristo e da sua Igreja, à porção do povo de Deus na arquidiocese de Cascavel, agora confiada aos seus cuidados pastorais”, diz a saudação.
Dom Adelar Baruffi nasceu em Coronel Pilar (RS), em 19 de outubro de 1969. Ingressou no seminário aos 15 anos. Formou-se em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Foi ordenado sacerdote em 22 de janeiro de 1995, incardinado na Diocese de Caxias do Sul (RS), na atuou como assistente espiritual e reitor do seminário menor e do curso propedêutico; reitor do seminário maior; coordenador dos formadores; coordenador da pastoral presbiteral; vigário paroquial e membro do conselho presbiteral e do colégio de consultores.
Foi nomeado bispo de Cruz Alta em 17 de dezembro de 2014 e recebeu a ordenação episcopal em 7 de março de 2015. Como bispo, dom Adelar foi referencial do Serviço de Evangelização da Juventude no Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Confira também:
Bispo que acompanhou irmã Lúcia é nomeado para diocese de Viana do Castelo https://t.co/fHF7LHWPjZ
— ACI Digital (@acidigital) September 21, 2021