Canárias, 24 de set de 2021 às 14:30
O pároco da igreja de são Pio X, na ilha La Palma, conseguiu salvar o Santíssimo da ameaça do vulcão Cumbre Vieja, que já destruiu 400 imóveis e deixou mais de 5,7 mil pessoas desabrigadas.
No domingo, 19, o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção na ilha La Palma, no arquipélago das Canárias, Espanha, devastando a cidade. A lava do vulcão, que já tem 500 metros de largura e chega a ter até 12 metros de altura, está a cerca de 2,1 quilômetros do litoral e cobriu, até agora, mais de 166 hectares. Seu avanço em direção ao mar está mais lento.
O padre Alberto Hernández, pároco da igreja de são Pio X, em Los llanos de Aridane, província de Santa Cruz de Tenerife, ilha de La Palma, decidiu ir ao templo para resgatar seu tesouro mais valioso.
O sacerdote serve nas quatro paróquias da ilha La Palma, mas a paróquia de são Pio X é a que corria o maior risco por estar mais perto da lava do vulcão. Os bombeiros tentaram desviar a lava e tentar salvar a igreja.
Segundo a revista espanhola Alfa e Omega, a operação de resgate na qual o padre Hernández participou ocorreu na segunda-feira, 20, graças ao fato da Câmara Municipal de Los Llanos ter entrado em contato com o sacerdote no mesmo dia “para organizar uma visita rápida e salvar o que fosse mais valioso”.
No meio de uma “chuva de cinzas” e de fumaça, o padre Hernández entrou na igreja de sua paróquia e “resgatou, com a ajuda de um paroquiano, o Santíssimo, o sacrário e alguma relíquia” histórica de sua paróquia, fundada há mais de 60 anos. Logo, depois de guardar “o mais importante”, fechou as portas do templo às 6h16 da tarde.
O padre Hernández teve o apoio do historiador de arte da “equipe do consistório” para decidir que relíquias salvar. “Tivemos que priorizar. Eu dizia ao bispo que passaria a noite pensando em tudo o que deixei pra trás. Era preciso escolher e fizemos o que foi possível”, disse ele.
O sacerdote disse que o Santíssimo e o resto das peças foi levado para a igreja de são Isidro, outra das paróquias que ele administra. O sacerdote pode ir até ela caminhando da casa paroquial, que agora também acolhe alguns vizinhos que foram desalojadas das suas casas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Agora é hora de esperar e ver se as piores expectativas se cumprem ou, finalmente, se haverá uma trégua e conseguirmos salvar o núcleo do bairro, onde tem mais residências e a igreja”, disse ele à revista.
Segundo os últimos relatórios, o risco de que a igreja de Tenerife sofra danos por causa da lava é menor graças aos esforços para desviar a lava.
Segundo a mídia local, o governo das Canárias anunciou que comprará 280 imóveis em La Palma e que também utilizará estruturas pré-fabricadas para alojar as pessoas que perderam suas casas.
Outras entidades, como a Sociedade de Gestão de Ativos procedentes da Reestruturação Bancária (Sareb), a Associação Espanhola de Banca (AEB), a CECA e a União Nacional de Cooperativas de Crédito (UNACC) também se comprometeram a entregar imóveis gratuitamente.
Confira também:
Espanha discute se é crime rezar diante de clínicas de aborto https://t.co/mahBAAnbaJ
— ACI Digital (@acidigital) September 23, 2021