A Universidade Francisco de Vitoria de Madri, Espanha, concedeu o título de doutor honoris causa a Kiko Argüello, iniciador do Caminho Neocatecumenal, e ao rabino David Rosen, diretor internacional de Assuntos Religiosos do Comitê Judaico Americano, pelo diálogo entre judeus e cristãos.

Durante o seu discurso, Kiko Argüello lembrou a Carmen Hernández, iniciadora do Caminho Neocatecumenal e que morreu em 2016 e disse que “Carmen também mereceria este doutorado”.

“Agradeço ao Senhor e a esta universidade por este evento que marca um percurso de aproximação e amizade entre o Caminho Neocatecumenal e o povo judeu, que começou com Carmen Hernández em sua viagem por Israel em 1963-64”, destacou Argüello.

Ele também lembrou que em uma ocasião um ministro de Israel perguntou-lhe “onde os irmãos do Caminho adquiriram seu amor pelo povo judeu”, ao que Argüello respondeu que “todos somos como Abraão, que deixa a sua terra e não sabe para onde vai. Deus escolhe Abraão, faz-lhe uma promessa e a palavra de Deus dá vida à história, põe-na em movimento. E Abraão deve seguir o Senhor. Assim ensinamos aos irmãos do Caminho que todos somos filhos de Abraão, que este é o caminho da fé”.

Ele também destacou a profunda união com o povo judeu, “são nossos pais na fé, e estamos muito gratos a Deus por isso”, e reforçou que “temos uma batalha comum a travar contra a Besta que quis Auschwitz, e que continua atuando no mundo. E que prepara um novo ataque contra a Igreja e o povo judeu, no ateísmo e na negação de Deus. Nesta batalha em que nos encontramos, devemos ajudar-nos mutuamente, cristãos e judeus, a fortalecer nossos laços para seguir a vontade de Deus, que é redimir a sociedade, salvar a família judaico-cristã e a transmissão da fé aos filhos”.

O rabino David Rosen disse que “esta transformação que levou judeus e cristãos das profundezas de séculos de hostilidade e alienação mútua, para uma de total positividade, diálogo e colaboração, que temos a bênção de desfrutar hoje, é verdadeiramente notável e certamente um sinal providencial em si mesmo”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Daniel Sada, reitor da Universidade Francisco de Vitoria, disse que estes dois novos doutores dão uma lição clara de que “na educação, na política e na ética, a grandeza da ação humana, mais do que das nossas ocorrências, surge da experiência partilhada do bem. A justa relação com Deus, com o seu Nome e com os irmãos, nasce da livre adesão de coração aos seus mandatos, não da genialidade das nossas ideias”.

Confira também: