MADRI, 3 de nov de 2021 às 15:50
Um padre relembrou no twitter 14 formas concretas pelas quais podemos amar o próximo e, assim, avaliar o quanto realmente amamos a Deus.
Através de um tuíte de 31 de outubro, padre José María Pérez Chaves, da arquidiocese militar da Espanha, falou sobre o evangelho do dia, São Marcos 12, 28-34, e destacou que o amor ao próximo serve como uma escala “para verificar o meu amor a Deus: quanto mais amo o meu próximo, mais amarei a Deus e vice-versa”.
¿Qué entiendo yo en el evangelio de hoy? Que el amor al prójimo me sirve de baremo para comprobar mi amor a Dios: cuanto más ame al prójimo, más amaré a Dios, y viceversa. «Quien no ama a su hermano, a quien ve, no puede amar a Dios, a quien no ve» (1 Jn 4, 20)
— P. José María ✞ (@paterjm) October 31, 2021
“Aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê”, diz o versículo 20 do capítulo 4 da Primeira Carta de São João, que o padre citou.
“E os cristãos temos uma folha pautada perfeita para escrever direito as linhas da nossa vida conforme a caridade para com o próximo: as catorze obras de misericórdia”, disse.
O padre espanhol citou depois as 14 obras de misericórdia, divididas tradicionalmente em espirituais e corporais.
As sete espirituais são: dar bom conselho; ensinar os ignorantes; corrigir os que erram; consolar os aflitos; perdoar as injúrias; sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; rogar a Deus por vivos e defuntos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
As sete obras corporais de misericórdia são: dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir os nus; dar pousada aos peregrinos; assistir aos enfermos; visitar os presos; enterrar os mortos.
1. Enseñar al que no sabe
— P. José María ✞ (@paterjm) October 31, 2021
2. Dar buen consejo al que lo necesita
3. Corregir al que se equivoca
4. Perdonar las ofensas
5. Consolar al triste
6. Sufrir con paciencia los defectos del prójimo
7. Rogar a Dios por los vivos y los difuntos
“Por isso, os mandamentos da lei de Deus se resumem nestes dois: 'Amarás a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo' (Mc 12,29-30)”, concluiu o padre Pérez Chaves.
Confira também:
Crianças se vestem de santos para celebrar a vida e a santidade https://t.co/8wzIahlnTE
— ACI Digital (@acidigital) November 3, 2021