MEXICO D.F., 4 de nov de 2005 às 15:09
Durante uma Eucaristia celebrada no limite entre Cidade Juárez e Sunland Park, Novo o México, o Bispo local, Dom. Renato Ascencio León, pediu "pelos fiéis defuntos" mortos "em sua tentativa de cruzar a fronteira" e lembrou que "Deus nunca pôs barreiras aos peregrinos de nenhum tipo"."O objetivo desta Missa celebrada ao mesmo tempo no lado americano e mexicano, em inglês e espanhol, é pedir pelos fiéis defuntos que perderam a vida em sua tentativa de cruzar ao país vizinho em busca de trabalho", manifestou o Prelado.
Do mesmo modo, indicou que "Deus nunca pôs barreiras aos peregrinos de nenhum tipo". Além disso pediu que se respeitem os direitos humanos de quem "tenta cruzar em busca de melhores condições de vida".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Para o Dom. Ascencio é positivo que o grupo Minuteman, criado com o objetivo de "caçar imigrantes", tenha decidido retirar-se da zona logo depois de um mês de atividade.
O Bispo de Cidade Juárez assinalou que é necessário que as autoridades dos Estados Unidos e México procurem uma saída conjunta ao problema da imigração. Recordou que os atentados terroristas de 11-S bloquearam os avanços obtidos neste tema.
A Missa foi concelebrada pelos bispos de El Passo, Dom. Armando Ochoa; e Las Cruces, Dom. Ricardo Ramírez. Também estiveram presentes vários sacerdotes e fiéis. Logo depois da cerimônia foram colocadas 419 cruzes que simbolizam os imigrantes mortos na fronteira durante o último ano fiscal dos Estados Unidos.