NAIROBI, 4 de nov de 2021 às 15:05
O arcebispo Philip Anyolo é o novo titular da arquidiocese de Nairóbi, no Quênia, e o padre Estevão Binga é bispo-auxiliar de Benguela, em Angola. As nomeações de monsenhor Estêvão Binga e de dom Philip Anyolo pelo papa Francisco foram publicadas pela Sala de Imprensa da Santa Sé ontem, 3 de novembro.
A instalação de dom Anyolo foi agendada para o sábado, 20 de novembro e espera-se que o evento seja realizado no pátio St. Mary's Msongari, o local que recebeu o papa Francisco em novembro de 2015 durante seu encontro com Religiosos e Clérigos, por ocasião de sua visita apostólica ao Quênia.
A arquidiocese da capital do Quênia estava vacante desde janeiro, depois que o Cardeal John Njue se aposentou aos 77 anos de idade. O direito canônico estabelece que os bispos devem renunciar ao cargo ao atingirem a idade de 75 anos.
Uma vez instalado, o arcebispo de 65 anos de idade que hoje está à frente da arquidiocese de Kisumu, será o quinto arcebispo de Nairobi. Arquidiocese abrange uma área de 3,3 mil km2 e 3,8 ilhões de fiéis católicos.
Nascido na arquidiocese de Lubango, Angola, em setembro de 1966, o agora bispo-eleito Estêvão Binga foi ordenado padre na diocese de Benguela em abril de 1996.
Antes de sua ordenação sacerdotal frequentou o Seminário Bom Pastor e o Seminário Cristo Rei na diocese de Huambo para seus estudos de Filosofia e Teologia, respectivamente.
Ele é bacharel, licenciado e doutor em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia do Norte de Espanha.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Como sacerdote, monsenhor Binga serviu em várias funções no Seminário diocesano Diocese de Benguela, foi colaborador na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e Presidente da Comissão Diocesana de Estudos e professor em várias instituições católicas de ensino superior.
Uma vez ordenado, o bispo-eleito deverá ajudar dom António Francisco Jaca a governar a diocese de 40,6 mil km2 que faz parte da sé metropolitana de Huambo.
A diocese angolana foi criada em junho de 1970 e tem uma população de 1,86 milhão de católicos, segundo o site Catholic Hyerarchy.
Confira também:
Jovem argentino deixa tudo para ser missionário no Malaui https://t.co/V1oWZUJIg1
— ACI Digital (@acidigital) November 4, 2021