O padre Juan Manuel Góngora, da diocese espanhola de Almería, falou da profunda fé católica do jogador de futebol polonês Robert Lewandowski, jogador do time alemão Bayern de Munique e capitão da seleção da Polônia, no dia em que ele foi premiado como melhor artilheiro do ano e segundo lugar na Bola de Ouro.

Lewandowski recebeu o prêmio em 29 de novembro durante a cerimônia de entrega da Bola de Ouro, organizada anualmente pela revista esportiva France Football.

 

O padre compartilhou no Twitter um vídeo do testemunho de Lewandowski sobre sua fé católica, e relembrou um versículo da carta de são Paulo aos Coríntios: “Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível”.

“Parabéns a Robert Lewandowski por saber qual é o prêmio ao qual aspirar verdadeiramente”, disse o padre Góngora.

No vídeo, que faz parte da campanha católica polonesa “Nie wstydzę się Jezusa” (“Não tenho vergonha de Jesus”), Lewandowski disse que usa a pequena placa com essa mensagem “porque sou católico e não tenho vergonha de Jesus ou da minha fé. Eu sei que Deus está cuidando de mim o tempo todo”.

 

O jogador polonês relatou que "todos nós sabemos que na vida contemporânea e no mundo tudo está acontecendo muito depressa e, por vezes, esquecemos os nossos valores e as coisas que realmente são mais importantes para nós".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

"É por isso que esta fé me ajuda não só no campo (de jogo), mas também fora do campo", enfatizou, para “simplesmente ser uma boa pessoa e cometer a menor quantidade de erros possível”.

A campanha “Não tenho vergonha de Jesus” começou em 2011, e consiste principalmente na entrega de chaveiros com medalhas em que se lê o versículo 33 do capítulo 10 do Evangelho segundo são Mateus: “"Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus”.

Os organizadores da campanha dizem que já distribuíram mais de 1,2 milhão de medalhas, para personalidades da televisão e da arte na Polônia.

Robert Lewandowski se casou com a carateca polonesa Anna Lewandowska na Igreja da Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria em 2013. Eles têm duas filhas: Klara, de 4 anos, e Laura, nascida em maio de 2020.

Ao receber a Bola de Ouro 2021, Lionel Messi elogiou o jogador de futebol polonês: "Quero dizer-lhe, Robert, que é uma honra para mim competir contra você".

“Você merece a Bola de Ouro. No ano passado todos estavam de acordo que você era o ganhador. Acho que France Football deveria dar a sua Bola de Ouro para que possa tê-la como merece”, disse o jogador argentino.

A France Football suspendeu a entrega da Bola de Ouro em 2020 devido à pandemia de covid-19.

Confira também:

Mais em