Vaticano, 9 de dez de 2021 às 15:45
A partir de amanhã, 10 de dezembro, os peregrinos em Roma poderão ver o presépio andino peruano na praça de São Pedro no Vaticano.
A inauguração do presépio e a iluminação da árvore de Natal acontecerão às 17 horas (13h no horário de Brasília) e será presidida pelo novo presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, dom Fernando Vérgez Alzaga.
A decoração fica na praça de São Pedro até o fim do tempo do Natal, na festa do Batismo do Senhor, domingo, 9 de janeiro de 2022.
Presépio andino
O presépio vem da cidade de Chopcca, uma comunidade andina do departamento de Huancavelica, no Peru, no ano em que o país celebra o bicentenário de sua independência.
São mais de 30 peças. As imagens da Virgem Maria, de são José, do Menino Jesus, dos magos e dos pastores são em tamanho natural, feitos com cerâmica, madeira e fibra de vidro, e vestirão roupas típicas de Chopcca.
Todo listo en la plaza San Pedro del Vaticano para la inauguración del pesebre andino procedente de Perú.
— Mercedes De la Torre (@mercedesdelat) December 9, 2021
Foto: Daniel Ibáñez / @EWTNVatican pic.twitter.com/b1ShyYiPq6
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Menino Jesus é representado por uma criança Hilipuska, chamada assim por estar coberta com uma manta típica de Huancavelica e estar envolvido com um chumpi, um cinto de tecido. Esta imagem e as da Virgem e de são José foram feitas pelo artista peruano Manuel Breña Martínez.
Os três reis magos carregam alforjes ou sacos de tecido com alimentos característicos de Huancavelica, como batata, quinoa, kiwicha, oca, cañihua, e são acompanhados por lhamas que têm a bandeira do Peru nas costas
Outro personagem do presépio é um menino anjo de Chopcca, que anuncia o nascimento com o instrumento de sopro chamado Wajrapuco. Haverá também diversos animais da fauna local como alpacas, vicunhas, ovelhas, viscachas, flamenco andino e o condor.
O presépio se completa com uma representação em menor escala da comunidade Chopcca "com suas experiências, cultura viva, atividades agrícolas e pecuárias, bem como o uso de ferramentas de trabalho ancestrais como a chaquitaclla", que os camponeses usam para arar a terra.
Confira também:
Sagrada Família do presépio do Vaticano para o Natal de 2021 é abençoada https://t.co/VVe4ZK3qxy
— ACI Digital (@acidigital) November 16, 2021