VATICANO, 9 de nov de 2005 às 15:07
O Secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados, Dom Giovanni Lajolo, avaliou como positiva sua recente gira pela Rússia, onde sustentou encontros com autoridades políticas e religiosas, e visitou a comunidade católica local.
Em uma entrevista concedida a Rádio Vaticano, Dom Lajolo explicou que a visita se realizou “por expresso convite do Ministro de Relações Exteriores russo Lavrov, e isto é já indicativo do clima amigável que caracterizou meu encontro com ele, no passado 28 de outubro”.
“Cordiais e proveitosos foram também os encontros do dia anterior e dos dias sucessivos com outras personalidades políticas, com os quatro bispos católicos na sede da Nunciatura Apostólica e com o metropolita Kyril, presidente do Comitê para as Relações religiosas externas na sede do Patriarcado. A imprensa, a rádio e a TV falaram com interesse da visita e em sentido positivo”, indicou.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo Dom Lajolo, atualmente o problema principal para os 600 mil fiéis católicos que vivem em território russo é a falta de sacerdotes.
Sobre as relações com os ortodoxos Dom Lajolo assinalou que são “complicadas” pela diferente historia vivida pelas duas comunidades e a distinta sensibilidade respeito a problemas concretos, embora seria errado esquecer que há também relações positivas”.