30 de dez de 2024 às 00:01
Santa Anísia foi uma virgem e mártir do século III. Ela nasceu em Tessalônica, na Grécia, no ano 284. Quando ainda era nova ficou órfã de pai e mãe e herdou uma grande fortuna. Anísia usou seus bens para a caridade e se dedicou a ajudar os pobres e necessitados. Nessa época, os cristãos geralmente compartilhavam o que possuíam com outros membros da Igreja.
Uma resposta sem hesitação
No tempo do governador Ducisio começou uma perseguição na Tessalônica para impedir que os cristãos se reunissem e celebrassem a sagrada liturgia, e incorporassem mais cristãos mediante o batismo.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A tradição conserva o relato do martírio de Anísia. Era o ano 304 e, depois de cumprir com os seus deveres, Anísia foi ao lugar onde a comunidade se reunia para celebrar a missa. De repente, ela foi interceptada por um dos guardas do imperador, que bloqueou seu caminho e perguntou aonde ela estava indo.
A santa confessou que era cristã e que estava a caminho da missa. A firmeza de sua resposta provocou o ódio do guarda, que a matou imediatamente.
Anos depois da morte de Anísia, a paz voltou à Tessalônica após o Édito de Milão, os cristãos daquela região construíram um oratório no lugar onde a jovem foi assassinada.