MADRI, 4 de jan de 2022 às 10:03
Para responder aqueles que dizem coisas como "Deus está em todos os lugares, não preciso ir à missa", o padre Francisco Javier "Patxi" Bronchalo, da diocese espanhola de Getafe, fez uma profunda reflexão sobre o amor de Deus e a importância da Eucaristia.
Numa publicação feita no Twitter, tomando como ponto de partida o Evangelho segundo São João 1, 19-28-, padre Bronchalo destacou que “João nos diz: ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus’. Ou seja, que junto com Deus estava o Verbo de Deus, que também era Deus”.
¿Has escuchado alguna vez decir a alguien: “Dios está en todas partes, yo no necesito ir a Misa”?
— Patxi Bronchalo ن (@PatxiBronchalo) January 2, 2022
Detrás de esta afirmación hay una falta de fe ante la locura de un Dios que estando en todas partes ha querido quedarse en la Eucaristía.
Vamos con el #HiloLitúrgico de hoy ??
“João diz depois, referindo-se ao Verbo: ‘Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito’. Ou seja, por meio desse Verbo, que estava junto a Deus e que era Deus, se fez a Criação”.
O padre espanhol disse depois que embora seja comum escutar uma tradução da Bíblia na qual se diz “a Palavra se fez carne”, a tradução “mais exata” é que “o Verbo se fez carne”, porque o Verbo é “Palavra em ação”.
Isso é importante, disse ele, porque "significa que Deus não ‘cria e se esquece do mundo’, como alguns (os deístas) pensam, mas que Deus ‘cria e age no mundo’. Continua agindo”.
“E a plenitude dessa atuação é que o Verbo se fez carne. Um de nós, igual a nós em tudo menos no pecado, porque pecar não é o próprio do humano”, destacou.
O padre Bronchalo disse que “há pessoas que dizem: 'É tão humano pecar'. Mentira! Os homens pecam, mas o pecado é desumano porque destrói nossa humanidade”.
“Você pode imaginar que um amigo seu o convide para se drogar, se embriagar, ver pornografia ou qualquer outra coisa que faça mal à pessoa? Você diria que isso é muito humano? Ou você diria que é desumanizante? Você me entende? O pecado é desumano porque nos destrói”, disse.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O padre espanhol destacou que “a loucura é que Deus se fez homem para que você perceba que Ele entende tudo o que é humano, e para salvá-lo do que destrói, levando o que destrói, o pecado, até morrer, e vencer depois a morte ressuscitando. Por que fez isso? Porque ama você”.
“Parece-me que algo muito importante é ir à Eucaristia com a confiança de que Deus está vivo, que não é apenas mais uma coisa que eu faço ou fazia. A missa não é uma questão de sentimento (hoje eu sinto e vou, hoje não sinto e não vou), é uma questão de amor”.
Me parece que algo muy clave es ir a la Eucaristía con la confianza de que Dios está vivo, de que no es una cosa más que hago o antes hacía. La Misa no es cuestión de sentimientos (hoy lo siento y voy, hoy no lo siento y no voy), es cuestión de Amor.
— Patxi Bronchalo ن (@PatxiBronchalo) January 2, 2022
“Deus, que é imenso e está em todas as partes, quis se fazer pequeno e ficar num pedaço de pão, para que você possa comê-lo e saciar a fome de sua alma, para que você possa adorá-lo e segui-lo como João, numa vida de amizade e amor”, disse.
Confira também:
Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial do Doente 2022 https://t.co/WWFAdyQ8NB
— ACI Digital (@acidigital) January 4, 2022