Vaticano, 14 de fev de 2022 às 12:54
O papa Francisco, por meio do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, enviou uma contribuição de 50 mil euros à Caritas Vilnius, da Lituânia, para apoiar as ações em benefício dos migrantes na fronteira leste do país.
Em colaboração com a Nunciatura Apostólica na Lituânia, a verba será utilizada para assistência e compra de medicamentos, alimentos e agasalhos.
No início de fevereiro, o governo lituano repatriou quase 300 migrantes que chegaram ilegalmente ao país através da Bielorrússia.
Segundo as autoridades do país, a maioria deles vêm do Iraquiana e tenta chegar à Europa através de países como Polônia, Lituânia e Letônia.
No verão de 2021, mais de 4 mil pessoas cruzaram a fronteira ilegalmente e pediram asilo ao governo lituano. Isso fez com que Vilnius, a capital da Lituânia, reforçasse sua fronteira construindo uma cerca de centenas de quilômetros.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Cerca de 3,1 mil pessoas vivem atualmente em diferentes centros de acolhimento de migrantes na Lituânia e cerca de mil foram devolvidas aos seus países.
Confira também:
Papa Francisco: Aceitem o 'paradoxo das bem-aventuranças' https://t.co/y3qou0eo3Y
— ACI Digital (@acidigital) February 14, 2022