LONDRES, 14 de mar de 2022 às 13:49
O cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, Inglaterra, celebrou a missa de ordenação sacerdotal de Jonathan Goodall, ex-bispo da Igreja da Inglaterra, no sábado (12).
Em setembro de 2021, Goodall, bispo anglicano de Ebbsfleet, anunciou que estava deixando o cargo “para ser recebido em plena comunhão com a Igreja Católica Romana”.
Na homilia proferida na catedral de Westminster, em Londres, o cardeal Nichols disse que o padre "tem que abrir a Palavra de Deus, difundindo sua luz nas circunstâncias cotidianas", colocando "perante seu povo os primeiros e melhores frutos do reino dos céus, o Sagrado Corpo e Sangue de Cristo, antecipação do próprio banquete celestial”.
"Todo homem que se aproxima do sacerdócio católico o faz em suas próprias circunstâncias particulares", por isso "hoje reconhecemos e nos alegramos com este próximo passo decisivo dado por Jonathan e, de fato, por sua família", disse Nichols. “É uma grande viagem, mas sei que é motivada por uma única busca, o desejo de uma coisa necessária: viver de acordo com a vontade de Deus”.
Por fim, convidou a rezar “para que o ministério de Jonathan seja agora incorporado à plenitude do sacerdócio tal como é entendido e vivido na Igreja Católica”.
“Para nós, este é um presente e um momento em que agradecemos a todos que moldaram e enriqueceram a vida e o ministério de Jonathan por tantos anos”, disse o cardeal.
A homilia terminou com uma oração pela unidade dos cristãos.
Padre Goodall servirá como pároco de St. William of York em Londres, uma paróquia da arquidiocese de Westminster.
Entre os bispos anglicanos que participaram da missa estavam Jonathan Baker, que imediatamente precedeu Goodall como bispo de Ebbsfleet, e John Hind.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Atualmente com 60 anos, Goodall foi bispo de Ebbsfleet desde 2013, atuando como visitante episcopal provincial e apoiando as congregações da Igreja da Inglaterra que não reconhecem as mulheres sacerdotes e bispos. Ele foi capelão e secretário ecumênico do então arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, de 2005 a 2012.
Tem fortes laços com a abadia de Westminster, a igreja real de Londres da qual foi padre menor, capelão e sacristão entre 1992 e 1998. Desde 2004, foi sacerdote vigário da abadia de Westminster.
Padre Goodall é o segundo bispo de Ebbsfleet que busca a plena comunhão com a Igreja Católica. Em 2010, o reverendo Andrew Burnham demitiu-se após 10 anos de serviço. Foi recebido na Igreja Católica em 2011 e depois ordenado sacerdote católico.
Goodall é um dos quatro bispos anglicanos recebidos na Igreja Católica em 2021. John Goddard, que se aposentou em 2014, foi recebido em maio e será ordenado sacerdote em Liverpool em abril. Michael Nazir-Ali, ex-bispo de Rochester, foi ordenado sacerdote em outubro de 2021, e Peter Forster, ex-bispo de Chester, foi recebido na Igreja no outono de 2021.
Confira também:
Bispo anglicano entra em plena comunhão com a Igreja Católica https://t.co/brCRKRE876
— ACI Digital (@acidigital) September 6, 2021