Buenos Aires, 28 de mar de 2022 às 13:46
No sábado (26) milhares de pessoas participaram da sétima edição da Marcha pela Vida na Argentina, sob o lema "Argentina desde a concepção", exigindo a revogação da lei do aborto promovida pelo presidente Alberto Fernández e aprovada pelo Senado em dezembro de 2020.
Así vivimos una nueva “Marcha Por La Vida” ? Gracias por acompañarnos una vez más ?? #ArgentinaDesdeLaConcepcion #SeraDerogada pic.twitter.com/dSr9zVhd13
— Marcha Por La Vida #MarchaXlaVida (@MarchaXLaVidaAr) March 26, 2022
Com frases como "As pessoas dizem sim à vida, não ao aborto, senhor presidente!", "Escolha a vida", "aborto legal ou ilegal mata igual" ou "aborto é genocídio", os milhares de argentinos participantes pediram que o governo derrube a lei do aborto.
“Viemos à marcha porque defendemos o valor absoluto da vida, seja dentro da barriga ou na Ucrânia. Todas as vidas são importantes, todas as vidas têm que valer sempre”, disse uma participante.
? Unidos por los que no tienen voz ? #ArgentinaDesdeLaConcepcion pic.twitter.com/vp5W2uklEc
— Marcha Por La Vida #MarchaXlaVida (@MarchaXLaVidaAr) March 26, 2022
A marcha em Buenos Aires começou às 14h, hora local, na praça Itália no bairro de Palermo, de onde os participantes marcharam para a praça Rubén Darío.
Outros grupos também marcharam em cidades como Mar de Plata, Mendoza, Rosário e Tucumán.
Emiliano Aguirre, coordenador da Frente Jovem de Buenos Aires, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que "hoje nós argentinos nos manifestamos nas ruas de todo o país, marchando em defesa da vida nascente".
“Mais de um ano após a aprovação da lei do aborto em nosso país, muitas pessoas ficaram desanimadas achando que a batalha estava perdida. No entanto, hoje em Buenos Aires tivemos a alegria de ter um grande número de pessoas que compareceram”, destacou Aguirre.
Los #Medicos d bien siempre presentes en la multitudinaria #MarchaPorLaVida @MarchaXLaVidaAr. Defendemos la vida desde la Concepción hasta la Muerte Natural. #ElPresidenteDeLaVida #ArgentinaDesdeLaConcepcion #ArgentinaSinAborto @jeannemfl @marianoobarrio @FranOliveraOK @MFLAction pic.twitter.com/PWep5Dhjmd
— Dr. Fernando Secin (@f_secin) March 26, 2022
“Pudemos ver o fervor e o compromisso daqueles que marcharam, caminharam e expressaram a alegria de defender a vida”.
Aguirre explicou que a marcha mostrou “o trabalho conjunto das organizações que promovem a defesa das duas vidas”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
#ArgentinaDesdeLaConcepcion
— ??ℂ (@joseficaste) March 26, 2022
SI A LA VIDA @alferdez pic.twitter.com/QFNxyiLLiX
“Ver o povo argentino se manifestando e o movimento pró-vida unido nos permite afirmar, com toda a certeza, que a luta em defesa da vida está apenas começando, há muito por fazer”, concluiu.
“Estamos muito felizes, muito emocionados com a organização da marcha. Veio mais gente do que no ano passado. Estimamos cerca de 50 mil pessoas em Buenos Aires”, disse Raúl Magnasco, presidente da ONG Más Vida, à ACI Prensa.
“Para nós é muito importante reivindicar mais uma vez, nesta data importante para os argentinos, o direito fundamental à vida, o primeiro direito humano sem o qual não há como exercer nenhum outro direito”.
Magnasco também disse que “depois do primeiro ano da lei do aborto, temos que lamentar a terrível cifra de 60 mil argentinos eliminados com esta lei”.
Ya arranco la multitudinaria #MarchaPorLaVida en #CABA desde Plaza Italia @MarchaXLaVidaAr @DocEliMarquez @Nanisimo @NIv7404 @jnosrosario @BalleriniOK @twiterosxlavida @nachomdeo @AmelieGranata @uriburu_abel @juanjomalvinas @jmigueperez @providadexvida @RebeccaKiesslin @jeannemfl pic.twitter.com/IqY0Sw8Nz4
— Dr. Fernando Secin (@f_secin) March 26, 2022
“Queremos a revogação imediata da lei do aborto e sabemos que é um longo caminho que vamos percorrer, mas vamos continuar até conseguir”, disse.
"Enquanto todos esses argentinos não tiverem voz e ninguém os ouvir, nós vamos continuar sendo a voz deles", concluiu.
Outro participante da marcha disse que os argentinos saíram às ruas com determinação e “não vamos parar até que a lei do aborto seja revogada, custe o que custar. Não vamos parar!".
El gran equipo de @MarchaXLaVidaAr en Bs As con @ewtnespañol presente por la VIDA!! #EWTNSiALaVida
— Ximena Izquierdo (@providadexvida) March 26, 2022
Ni callados ni sentados!#ArgentinaDesdeLaConcepcion pic.twitter.com/Y7kBaC2uk6
Confira também:
Governador da Califórnia sanciona lei que reduz custos de aborto https://t.co/gYwC3yjUCO
— ACI Digital (@acidigital) March 25, 2022