KIEV, 29 de mar de 2022 às 14:39
Os padres Josaphat Kovaliuk e Toma Kushka, OSBM, e outros padres basilianos em Kiev, celebraram a Divina Liturgia no metrô da capital ucraniana.
O metrô da capital ucraniana agora é usado como abrigo antiaéreo, a estação de Kiev abriga muitas pessoas, algumas inclusive moram lá por segurança. Embora os padres tenham descido às estações algumas vezes para se refugiar, esta foi a primeira vez que decidiram celebrar a Divina Liturgia e confessar os fiéis.
A Divina Liturgia na Igreja greco-católica é a celebração da missa no rito oriental.
Padre Josaphat disse ao site da Igreja greco-católica ucraniana que “a maioria das pessoas reagiu positivamente a esta iniciativa e rezou conosco com prazer. E embora os participantes da liturgia fossem de várias denominações, sentimos uma unidade na oração ao único Deus”.
O padre greco-católico afirmou ainda que foi um momento especial para ele, pois pôde estar com pessoas que precisavam de apoio, e puderam rezar juntos para parar a guerra, rezar pelos soldados e pela paz nesta terra.
E enquanto o padre Josaphat celebrava a Divina Liturgia, o padre Toma ouvia confissões e oferecia apoio e palavras de encorajamento àqueles que vinham falar com ele.
As irmãs basilianas ajudaram e acompanharam os sacerdotes neste momento de oração em Kiev.
“Durante a guerra, as Irmãs Basilianas Yelena de Zhytomyr e Yelysaveta de Lviv servem em nossa igreja. Nossos padres costumam visitar as estações de metrô com eles, para conversar com as pessoas, apoiá-las espiritualmente, administrar o Sacramento da Penitência”, explicou padre Josaphat.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O padre também agradeceu às irmãs pela ajuda que oferecem em seu ministério espiritual, e também aos voluntários por seu serviço neste momento difícil.
E embora esta tenha sido a primeira celebração da Divina Liturgia na estação de metrô de Kiev, esses padres greco-católicos garantiram que não será a última.
“Fazemos visitas pastorais quase todos os dias e, a partir de agora, planejamos ter uma Divina Liturgia uma ou duas vezes por semana. Queremos visitar outras estações também", disse o padre Josaphat.
Confira também:
Mais de dez horas a pé para sair da Ucrânia: “Sabia que Deus estava comigo” https://t.co/JTEZLPBVnV
— ACI Digital (@acidigital) March 28, 2022