Lima, 11 de abr de 2022 às 13:55
O arcebispo metropolitano de Piura, José Antonio Eguren, pediu para rezar pelo Peru de forma especial durante a Semana Santa, pois o país sofre "uma convulsão social resultante de uma crise moral, política e econômica de grandes proporções".
Em uma carta pastoral enviada na sexta-feira (8), dom Eguren destacou que "é urgente" que as autoridades peruanas "levem a sério seus compromissos e responsabilidades na busca de dar ao Peru do bicentenário uma estabilidade que vise corrigir erros, evitar incertezas e buscar o bem comum, e não interesses particulares ou ideológicos". O Peru festeja duzentos anos de independência em hulho deste ano.
"Pensem no Peru e nos peruanos antes de pensar em vocês mesmos! Não podemos sofrer mais mortes de compatriotas que estão de luto, como sempre, nas famílias mais humildes", exclamou Eguren.
Desde o final de março, o Peru vive uma tensão social e política crescente, com protestos em várias partes do país contra o governo do presidente socialista Pedro Castillo, em meio a contínuos aumentos de preços, com a pior inflação do país nas últimas duas décadas.
As manifestações deixaram pelo menos seis pessoas mortas.
Em meio às tentativas de diálogo do governo de Castillo com grupos de manifestantes, o chefe do gabinete de ministros, Aníbal Torres, citou nesta quinta-feira (7) o líder nazista Adolf Hitler, que liderou o regime nazista que exterminou milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, como um modelo a ser seguido, pois supostamente levou a Alemanha a se tornar a “primeira potência econômica do mundo”.
As embaixadas da Alemanha e Israel no Peru, assim como outras organizações, reprovaram imediatamente as declarações de Torres.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em meio à crise do governo, o Congresso do Peru aprovou em 7 de abril uma moção pedindo que o presidente renuncie, depois de não conseguir votos suficientes para declarar o impeachment.
Em sua mensagem de 8 de abril, Eguren lembrou que "o espírito cristão e católico do povo peruano é muito elevado, profundo e intenso, e por isso sabemos que Deus sempre escuta nossas orações pela pátria".
"Por isso, vamos viver este belo ensinamento na Semana Santa: 'Confie-se a Deus com todo o seu coração, que muitas vezes costuma jorrar as suas misericórdias no tempo em que as esperanças estão mais secas'", concluiu.
Confira também:
A Igreja reza e está disposta a mediar para resolver a crise no Peru, diz arcebispo https://t.co/cgxP8QgDlz
— ACI Digital (@acidigital) April 7, 2022