Vaticano, 27 de abr de 2022 às 13:23
O cardeal Carlos Amigo Vallejo, arcebispo emérito de Sevilha, Espanha, morreu hoje de manhã, aos 87 anos, em decorrência de uma insuficiência cardíaca.
O cardeal foi internado no Hospital Universitário de Guadalajara, Espanha, onde foi operado em 25 de abril e seu estado de saúde piorou nas últimas horas.
Don Carlos Amigo ha completado su peregrinación en la tierra. Descanse en paz el siervo fiel que ha entregado su vida a Dios y a los hermanos. Nuestra Señora de los Reyes y San Francisco te reciban. Gracias por tu palabra y por tu ejemplo pic.twitter.com/yYomRFLkWa
— José Ángel Saiz Meneses (@ArzobispoSaiz) April 27, 2022
Segundo a Conferência Episcopal Espanhola (CEE), o arcebispo de Sevilha, dom José Ángel Sáinz Meneses, esteve com o cardeal desde o início da manhã.
Dom José Ángel Sáinz Meneses falou em sua conta no Twitter sobre o agravamento da saúde do cardeal Amigo Vallejo: “Continuemos rezando por ele e confiando no Senhor. Estamos em suas mãos”, disse.
Dois meses antes, em 23 de fevereiro, ele havia feito uma cirurgia no quadril após sofrer uma queda na missa celebrada na catedral de Almudena por ocasião dos 25 anos da ordenação do cardeal Carlos Osoro, arcebispo de Madri.
El estado de salud de nuestro querido don Carlos ha empeorado. Sigamos rezando por él y confiemos en el Señor. En sus manos estamos.
— José Ángel Saiz Meneses (@ArzobispoSaiz) April 27, 2022
“El Señor es mi pastor, nada me falta,
en verdes praderas me hace recostar;
me conduce hacia fuentes tranquilas,
y repara mis fuerzas”. pic.twitter.com/z6fTI7Fzsq
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Biografia
O cardeal Carlos Amigo Vallejo nasceu em Medina de Rioseco, Valladolid, Espanha, em 1934. Tinha 87 anos. Abandonou os estudos de medicina para entrar no noviciado da Ordem dos Frades Menores Franciscanos. Foi ordenado sacerdote em 1960.
Em 1973, foi nomeado arcebispo de Tânger, Marrocos, pelo papa Paulo VI e, em 1982, são João Paulo II o nomeou arcebispo de Sevilha.
São João Paulo II visitou a arquidiocese de Sevilha em duas ocasiões, em 1982 e 1993, e se hospedou no palácio arcebispal.
Foi criado cardeal em 2003. Participou do conclave de 2005, no qual Bento XVI foi eleito, e em 2013, quando foi eleito o papa Francisco.
Era arcebispo emérito de Sevilha desde novembro de 2009.
Confira também
Canonização de são João Paulo II e são João XXIII completa 8 anos https://t.co/XonIaAMBbP
— ACI Digital (@acidigital) April 27, 2022