O papa Francisco enviou uma mensagem de condolências pela morte do cardeal Carlos Amigo Vallejo, arcebispo emérito de Sevilha, Espanha.

No telegrama dirigido ao arcebispo Josep Ángel Saiz Meneses, atual arcebispo de Sevilha, o papa recordou "este dedicado bispo que durante anos e com fidelidade doou sua vida a serviço de Deus e da Igreja".

O papa enviou suas condolências ao clero, aos consagrados e fiéis leigos da arquidiocese de Sevilha, assim como a seus irmãos da Ordem dos Frades Menores, a seus parentes e à Igreja de Tânger, Marrocos, onde também serviu como pastor.

Francisco disse que oferece as orações de "sufrágio pelo descanso eterno de sua alma para que o Senhor Jesus, por intercessão de Nossa Senhora de Montserrat, lhe conceda a coroa da glória que não murcha".

Biografia

O cardeal Carlos Amigo Vallejo nasceu em Medina de Rioseco, Valladolid, Espanha, em 1934. Tinha 87 anos. Abandonou os estudos de medicina para entrar no noviciado da Ordem dos Frades Menores Franciscanos. Foi ordenado sacerdote em 1960.

Em 1973, foi nomeado arcebispo de Tânger, Marrocos, pelo papa Paulo VI e, em 1982, são João Paulo II o nomeou arcebispo de Sevilha.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

São João Paulo II visitou a arquidiocese de Sevilha em duas ocasiões, em 1982 e 1993, e se hospedou no palácio arcebispal.

Foi criado cardeal em 2003. Participou do conclave de 2005, no qual Bento XVI foi eleito, e em 2013, quando foi eleito o papa Francisco.

Era arcebispo emérito de Sevilha desde novembro de 2009.

Confira também: