Vaticano, 6 de jun de 2022 às 10:04
O papa Francisco reza pelas vítimas do massacre perpetrado neste domingo de Pentecostes em uma igreja católica no estado de Ondo, na Nigéria, que deixou pelo menos 50 mortos e pede a Deus consolo para o país.
A Sala de Imprensa da Santa Sé disse ontem (5) que “o papa tomou conhecimento do ataque à igreja em Ondo, na Nigéria, e da morte de dezenas de fiéis, muitas crianças, durante a celebração de Pentecostes”.
AVISO: As imagens podem ferir a sensibilidade do leitor
“Enquanto os detalhes do incidente estão sendo esclarecidos, o papa Francisco reza pelas vítimas e pelo país, dolorosamente atingido num momento de festa, e confia ambos ao Senhor, para que envie o Seu Espírito para que os console”, disse.
Homens armados entraram neste domingo (5), Solenidade de Pentecostes, na Igreja de São Francisco Xavier, na cidade de Owo, estado de Ondo, matando dezenas de fiéis dentro do templo.
Os meios locais informaram que também ocorreram explosões nas proximidades.
O governador do estado de Ondo, Arakunrin Akeredolu, publicou um tuíte expressando sua profunda tristeza pelo ataque, chamando-o de "vil e satânico" que as autoridades civis “vão destinar todos os recursos disponíveis para caçar esses agressores e fazê-los pagar”.
Embora o número de mortos ainda não tenha sido divulgado pelas autoridades locais, imagens e vídeos publicados nas redes sociais mostram o massacre. Vários usuários acusam os pastores Fulani, grupos violentos de maioria muçulmana, pelo massacre.
Em nota, a diocese de Ondo disse que “é muito triste que, enquanto a Santa Missa estava ocorrendo, homens armados de origem desconhecida atacaram a Igreja Católica de São Francisco Xavier, Owo, Estado de Ondo.
“Há muitos e muitos outros feridos e a Igreja violada. A identidade dos perpetradores permanece desconhecida, enquanto a situação deixou a comunidade devastada”, continuou a diocese nigeriana.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A diocese de Ondo disse ainda que "por enquanto, agências de segurança foram enviadas à comunidade para gerenciar relativamente a situação".
"Neste ponto da história do nosso amado país Nigéria, precisamos da intervenção final de Deus para restaurar a paz e a tranquilidade".
“Enquanto isso, todos os padres da paróquia estão seguros e ninguém foi sequestrado”, disse.
“O bispo da Diocese também está com eles neste momento de provação”, acrescentou.
A diocese exortou os fiéis católicos a “continuar rezando por eles e pelo bom povo de Owo e em todo o estado”.
“Pedimos a Deus que console as famílias das pessoas que perderam a vida neste incidente angustiante, e oramos para que as almas dos mortos descansem em paz. Amém".
“O bispo nos convida a manter a calma, respeitar a lei, e rezar pelo retorno da paz e da normalidade”, disse a diocese.
Confira também:
Papa Francisco doa R$ 150 mil para ajudar vítimas das chuvas em Pernambuco https://t.co/ccMVtMoh1f
— ACI Digital (@acidigital) June 6, 2022