Delegações de bispos católicos das províncias eclesiásticas de Ibadan e Lagos, na Nigéria, visitaram os sobreviventes do massacre que matou ao menos 40 fiéis católicos na missa de Pentecostes na igreja de São Francisco Xavier em Owo.

Os oito bispos de Lagos e Ibadan visitaram a paróquia católica de Owo para “condenar ainda mais este ato maligno e a profanação da vida em todos os sentidos”.

Depois visitaram a residência do bispo de Owo, dom Jude Arogundade, foram ao local do massacre, ao palácio do rei de Owo, à casa do Governador e finalmente aos hospitais onde os sobreviventes estão sendo tratados.

As fotografias divulgadas pela diocese de Ondo, mostram os bispos acompanhando e abençoando os feridos do atentado.

Durante a visita, o arcebispo de Ibadan, dom Gabriel 'Leke Abegunrin, condenou o massacre. "Deus empreenderá a luta contra os malfeitores", disse.

Dom Abegunrin exortou o governo nigeriano a "fazer todos os esforços para garantir que qualquer pessoa envolvida neste horrível assassinato de inocentes desarmados seja levada à justiça ".

Ele elogiou o governador do estado de Ondo, Arakunrin Rotimi Akeredolu, por suas "medidas ousadas e sua promessa de garantir que os autores sejam detidos".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

 

Dom Arogundade pediu ao Estado um terreno, localizado em um lugar estratégico em Owo, onde se possa construir um parque de forma “que dê alguma dignidade à humanidade mesmo na morte”.

"Temos que deixar esses malfeitores saberem que não podemos ser derrotados e que, quando sairmos, sairemos fortes", disse o bispo em seu discurso. "Conseguir um local de sepultamento seria uma declaração que envergonharia os autores desse caos".

Confira também: