A polícia da Irlanda do Norte, território do Reino Unido de maioria protestante, está investigando se foi crime colocar imagens, como a do papa Francisco, e frases anticatólicas em fogueiras nos últimos dias.

“O Serviço de Polícia recebeu várias denúncias sobre a colocação de bandeiras, efígies, cartazes eleitorais e outros emblemas em fogueiras”, disseram as forças de segurança num tuíte de 11 de julho.

"Estamos coletando evidências sobre essas denúncias e as analisaremos para determinar se foi cometido um crime ou não", acrescentou a polícia.

Segundo o Irish News, entre as imagens que foram colocadas numa fogueira em Shore Road, no norte de Belfast, capital da Irlanda do Norte, além das do papa Francisco, havia também imagens de outros políticos, uma bandeira palestina e uma folha com a frase "KAT - Kill All Taigs", que pode ser traduzida como "Matem todos os católicos".

Na noite de 11 de julho, centenas de fogueiras foram acesas em meio a festividades e desfiles que comemoram a vitória do rei protestante William III de Orange Nassau sobre o católico James II em 1690.

Os protestantes unionistas da Ordem de Orange (orangistas) celebram a data com desfiles e fogueiras.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Estima-se que pouco mais de 250 fogueiras foram acesas em Belfast. A madeira utilizada nelas é recolhida ao longo do ano.

As fogueiras celebram a pertença da Irlanda do Norte ao Reino Unido.

Confira também: