REDAÇÃO CENTRAL, 15 de ago de 2022 às 11:00
No marco da celebração da solenidade da Assunção de Nossa Senhora, muitos fiéis se perguntam se santa Maria morreu ou não antes de ser levada ao céu. O famoso teólogo espanhol José Antonio Fortea responde a esta inquietude.
Em sua constituição apostólica ‘Munificentissimus Deus’, o papa Pio XII definiu ‘ex cathedra’ o dogma da Assunção de Santa Maria.
Nesse documento, o papa disse que "a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial".
"Se alguém, o que Deus não permita, ousar, voluntariamente, negar ou pôr em dúvida esta nossa definição, saiba que naufraga na fé divina e católica", acrescentou.
Entretanto, o documento pontifício não especifica se Santa Maria morreu.
Em declarações ao Grupo ACI, padre Fortea explicou que a ambiguidade na constituição apostólica "não foi coincidência, foi expressamente desejada".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O dogma da fé, sublinhou, "é somente a Assunção".
O sacerdote espanhol, doutor em Teologia, recordou que na história da Igreja "havia fundamentalmente duas tradições" sobre os últimos dias de Santa Maria na terra.
Por um lado, disse, os cristãos orientais "falavam da dormição da Virgem Maria. No Ocidente, não havia tanto essa tradição no princípio. Algumas pessoas afirmavam que ela havia dormido. Outros não, diziam que ela havia morrido".
"Como não havia unanimidade nesse tema e o que os dogmas expressam é a fé", disse, no final, "optaram por deixá-lo de maneira ambígua".
"A Igreja não se opôs às pessoas que disseram uma coisa nem às que disseram outra, sem chegar nunca a esclarecer o tema", sublinhou.
O papa Pio XII, diante da disputa teológica, "optou por usar um termo ambíguo".