O papa Francisco lamentou a morte do cardeal eslovaco Jozef Tomko, prefeito emérito da Congregação para a Evangelização dos Povos, que morreu ontem (8) em Roma, aos 98 anos. Tomko era o cardeal mais velho do mundo. Ele começou seu serviço à Santa Sé em 1962.

O papa Francisco disse em um telegrama que Tomko “serviu ao Evangelho e à Igreja com humildade e abnegação”.

Na carta, assinada pelo papa e dirigida ao arcebispo de Kosice, Eslováquia, dom Bernard Bober, Francisco disse que o cardeal Jozef Tomko era um "filho ilustre desta terra".

Por isso, o papa expressou sua proximidade e suas condolências à família, ao presbitério e a todos os fiéis “pelo luto que atingiu toda a comunidade eclesial e a nação eslovaca”.

O papa recordou “este apreciado e sábio irmão que, sustentado por uma fé profunda e um olhar clarividente, serviu com humildade e abnegação ao Evangelho e à Igreja”.

“Penso com gratidão ao seu longo e fecundo trabalho na Santa Sé como um colaborador diligente e prudente de meus antecessores". "Penso também em seu espírito orante que o viu, numa idade já avançada, permanecer assíduo na diária recitação noturna do terço na Praça de São Pedro, dando aos peregrinos e turistas um belo e público testemunho de amor à Santíssima Virgem”, disse Francisco.

Francisco rezou para que o Senhor receba “este seu servo fiel na Jerusalém celeste, e de coração concedo a minha bênção a todos os que choram a sua morte, com um pensamento agradecido às irmãs da misericórdia de São Vicente de Paulo que cuidaram dele com muito carinho”.

No dia 30 de abril o papa Francisco encontrou-se com ele na Sala Paulo VI. Durante o encontro com os participantes de uma peregrinação eslovaca, o papa disse: "saúdo cordialmente o cardeal Jozef Tomko, cuja presença nos faz sentir que a Igreja é uma família que sabe honrar os idosos como um dom”. Depois, Francisco brincou “eu tenho uma dúvida, ele parece mais jovem do que eu!”

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A Conferência Episcopal Eslovaca informou sobre a morte do cardeal, pediu orações aos fiéis e informou que o funeral será em Roma, e o enterro será na catedral de Santa Isabel em Kosice.

O funeral será na basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 11 de agosto, às 11h e o sepultamento será na Catedral de Santa Elisabeth em Kosice, arquidiocese do seu local de nascimento.

Com a morte de Tomko, o Colégio de Cardeais é agora composto por 206 cardeais, dos quais 116 são eleitores e 90 não-eleitores. O cardeal mais idoso é agora Alexandre do Nascimento, arcebispo emérito de Luanda (Angola), que fez 97 anos em 1º de março.

Confira também: