LONDRES, 8 de set de 2022 às 16:07
A rainha Elizabeth II da Inglaterra, chefe da Igreja Anglicana, morreu aos 96 anos hoje, 8 de setembro, no dia da Natividade da Virgem Maria. Os bispos do país pediram "pelo descanso da alma de Sua Majestade" e que ela seja "recebida na presença misericordiosa de Deus".
A conta oficial da Família Real no Twitter, assim como o site oficial, confirmaram sua morte hoje (8).
“A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã."
Elizabeth II, que morreu como a mais velha e mais antiga chefe de Estado do mundo, reinou por 70 anos e conheceu cinco papas.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
O cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, Reino Unido, e presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e País de Gales, disse num comunicado que todos os bispos estão orando “pelo descanso da alma de Sua Majestade”.
“Fazemo-lo com confiança, porque a fé cristã marcou todos os dias de sua vida e atividade”, disse.
Nichols lembrou no comunicado as palavras da rainha Elizabeth em 21 de abril de 1947, quando fez 21 anos: "Declaro diante de todos vocês que toda a minha vida, longa ou curta, dedicarei a seu serviço".
“Agora, 65 anos depois, estamos com o coração partido por nossa perda, por sua morte, e tão cheios de admiração pela forma infalível como ela cumpriu essa declaração”, disse o cardeal Nichols.
We are heartbroken in our loss at death of Her Majesty The Queen.
— Cardinal Nichols (@CardinalNichols) September 8, 2022
Even in sorrow, I am filled with an immense sense of gratitude for the gift to the world that has been the life of Queen Elizabeth II. We pray for the repose of the soul of Her Majesty https://t.co/512dCAdqvM
Nichols também disse que, mesmo em meio à sua “dor”, ele está “cheio de um imenso sentimento de gratidão pelo presente ao mundo que foi a vida da rainha Elizabeth II”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo o cardeal Nichols, a fé da rainha Elizabeth “tantas vezes e tão eloquentemente proclamada em suas mensagens públicas” foi “uma inspiração” para ele e para muitos.
“A sabedoria, estabilidade e serviço que ela encarnou constantemente, muitas vezes em circunstâncias extremamente difíceis, são um legado brilhante e um testemunho de sua fé”, disse ele.
Por fim, o líder da Igreja Católica na Inglaterra e no País de Gales, disse que a oração de todo o corpo de bispos é para “que agora seja recebida na presença misericordiosa de Deus, para se reunir ali com seu amado príncipe Philip”.
“Esta é a promessa de nossa fé e nosso profundo consolo. A rainha Elizabeth II sempre será uma luz brilhante em nossa história. Que ela agora descanse em paz. Oramos por Sua Majestade, o Rei, enquanto ele assume seu novo cargo, mesmo quando chora por sua mãe. Deus salve o rei”, concluiu.
A rainha Elizabeth II subiu ao trono em 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos, após a morte de seu pai, o rei George VI.
Ela é a primeira monarca britânica a ocupar o trono por 70 anos. A rainha Vitória, tataravó de Elizabeth II, reinou por 63 anos e sete meses.
Elizabeth II é a líder da igreja anglicana, fundada cismaticamente pelo rei Henrique VIII em 1534, depois que o papa Clemente VII se declarou contra a anulação de seu casamento com a rainha Catarina de Aragão.
O papa Francisco e a Rainha da Inglaterra tiveram seu último encontro no Vaticano em abril de 2014. Antes dessa visita, a rainha visitou a Santa Sé em 17 de outubro de 2000, ocasião em que foi recebida por são João Paulo II.
Anteriormente, a rainha visitou o Vaticano três vezes. Em 1980 visitou João Paulo II. Em 1961 foi recebida pelo papa João XXIII, e a sua primeira visita foi com o papa Pio XII em 1951, quando ainda era princesa.
Em 2010, durante a viagem apostólica à Grã-Bretanha, o papa Bento XVI se reuniu com a rainha Elizabeth no Palácio de Holyrood.
Houve sete papas durante o reinado de Elizabeth II, de Pio XII até o papa Francisco.
Confira também:
Papa Francisco parabeniza rainha Elizabeth II pelos 70 anos de reinado https://t.co/XgUatisscA
— ACI Digital (@acidigital) June 2, 2022