BRASILIA, 22 de set de 2022 às 12:59
“Eu espero que a partir deste fato se cresça cada vez mais o diálogo entre nós, o diálogo entre os líderes religiosos e principalmente o diálogo entre os líderes religiosos para a construção do bem, a construção da paz, a construção de um mundo mais humano, mais justo e mais fraterno”, disse o arcebispo de Brasília, dom Paulo Cesar cardeal Costa, em vídeo divulgado ontem (21). O fato foi a invasão de uma igreja em Sobradinho (DF) por membros de uma casa de candomblé para um ritual Sobradinho.
“Este fato causou um desconforto para a sociedade local, isso é uma verdade que eu não posso negar”, diz o cardeal no vídeo. “Mas Santo Agostinho disse que do mal é preciso tirar um bem. E que bem nós devemos tirar deste fato? A necessidade do diálogo entre os líderes religiosos, a necessidade do diálogo para a paz. Para paz entre as religiões e para paz para a sociedade”.
A invasão foi registrada em um vídeo por uma fiel que estava na igreja no momento. É possível ouvir a fiel murmurando enquanto filma: “o sangue de Jesus tem poder”, Senhor Jesus tenha misericórdia de todos nós” e “Vinde Senhor Jesus”.
– ACI Digital (@acidigital) 20 de setembro de 2022
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Para dom Paulo “o caminho da sociedade é um caminho de respeito, de diálogo. Jamais a intolerância! Seja na vida da sociedade, seja intolerância religiosa”.
O cardeal disse ter recebido uma carta conjunta emitida pelo presidente da Rede Afrobrasileira Sociocultural, Alexandre Silveira de Souza e do presidente da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno, Rafael Moreira.
No vídeo, dom Paulo, lê o final da carta: “Nos colocamos à inteira disposição para maiores esclarecimentos e também para construção de pautas em prol de uma convivência harmônica e reciproca que sempre marcou os diálogos das casas de Matriz Afro Brasileira com a Igreja Católica”.
“É esse caminho que queremos trilhar”, disse dom Paulo Cesar.
Confira também:
Membros do candomblé realizam ritual na Igreja de Brasília sem autorização https://t.co/ddIOfe2GiU
– ACI Digital (@acidigital) 22 de setembro de 2022