FORTALEZA, 26 de out de 2022 às 15:44
A beata Benigna Cardoso, a primeira beata do Ceará, teve sua imagem e sua relíquia entronizadas ontem 25 de outubro, na paróquia Senhora Sant'Ana, na cidade de Santana do Cariri (CE), onde a beata viveu.
A primeira beata cearense foi martirizada aos 13 anos, em 1941, por não ceder a uma tentativa de violência sexual, a fim de manter sua virgindade.
A cerimônia de entronização aconteceu após missa campal presidida por dom Magnus Henrique Lopes, bispo de Crato (CE).
Estavam presentes na celebração, o arcebispo de Manaus, cardeal dom Leonardo Ulrich Steiner, representante nomeado pelo papa Francisco, o bispo emérito de Crato (CE), dom Fernando Panico, que iniciou o processo de beatificação de Benigna, o pároco da paróquia Senhora Sant'Ana, padre Paulo Lemos Pereira, vários sacerdotes e seminaristas de várias cidades.
A festividade iniciou às 14h com uma carreata saindo de Crato (CE) seguindo para a cidade de Santana do Cariri (CE) para missa em ação de graças pela beatificação de Benigna Cardoso.
Na carreata iam a imagem de um metro de altura de Benigna e uma relíquia de primeiro grau: ossos da beata.
“Há exatamente 81 anos passados, no dia de hoje Benigna era sepultada. Esta cidade chorava. Hoje o céu derramou bênçãos. Não mais lágrimas, mas bênçãos dos céus. Hoje não mais choro, mas alegria. Porque aquela criança, no silêncio da história desta cidade, martirizada por causa de Jesus Cristo“, disse dom Magnus Henrique Lopes no início da missa.
Dom Magnus ressaltou que “era justamente na oração, na escuta da Palavra de Deus que Benigna encontrava a força de Deus e encontrou a força para dizer não!”
“A vida ceifada de Benigna fez eclodir a força do Evangelho. Prova disso é o fato de que estamos hoje aqui, celebrando o mistério pascal do ressuscitado que se manifesta na vida da nossa jovem Benigna. Nós estamos aqui celebrando a vida, a ressureição. A cidade parou. A cidade acolheu em festa. A cidade louvou aquela que, no silêncio de um tempo, desapareceu desta cidade e foi morar no coração do Pa”, expressou dom Magnus Henrique Lopes
O bispo ainda fez uma alusão ao Evangelho de Lucas proclamado na missa e disse que em “Benigna podemos verificar o crescimento da árvore e a fermentação da massa. Que desvela a nós e ao mundo a presença do Reino de Deus”.
Dom Magnus Henrique Lopes ainda recordou que na época da morte de Benigna foi dito: “morreu a heroína da castidade. Que sua alma converta a freguesia e sirva de proteção as crianças e as famílias da paróquia, são os votos que faço a nossa santinha”
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Hoje, ontem cantamos cheios de júbilos: Benigna, ó mártir da pureza, tua fonte de água pura foi amor de jesus Cristo. Teu jovem coração sedento de vida plena e verdadeira saciado foi por Deus no céu. Ó roga pelos jovens e as crianças, nossas famílias, por todos nós. Intercede ó Benigna por esta cidade, intercede pelo seu povo, intercede por aqueles que estão sofrendo”, externou o bispo.
Ao final da celebração a imagem e a relíquia da beata foram entronizadas dentro da paróquia Senhora Sant'Ana, na cidade de Santana do Cariri (CE). E com isso, a cidade de Santana do Cariri (CE) torna-se a primeira cidade a receber a imagem da beata Benigna para veneração.
Confira também:
Benigna se torna a primeira bem-aventurada nascida no Ceará https://t.co/kqQX8Bbr58
– ACI Digital (@acidigital) 25 de outubro de 2022
Papa lembra Beata Benigna e pede proteção a Nossa Senhora Aparecida ao povo brasileiro https://t.co/aDI4PnixGm
– ACI Digital (@acidigital) 26 de outubro de 2022
Menina de seis anos se emociona ao cantar a música de Benigna Cardoso na beatificação https://t.co/Rv6ODUq3P9
– ACI Digital (@acidigital) 26 de outubro de 2022