Vaticano, 31 de out de 2022 às 13:08
A Santa Sé vai montar na praça de São Pedro um presépio feito com figuras em tamanho real esculpidas à mão em cedro alpino para o Natal de 2022.
O presépio será inaugurado na praça de São Pedro no dia 3 de dezembro às 17h (hora local), durante a cerimônia de iluminação da árvore de Natal.
O presépio vem de Sutrio, na região de Friuli-Venezia Giulia.
As figuras de madeira em tamanho real foram esculpidas em 2021 a partir de estacas de cedro. A Santa Sé disse que nenhuma árvore foi cortada com o único propósito de fazer o presépio.
A cena vai ter uma semiesfera de madeira que servirá de gruta, onde vai ficar a Sagrada Família, um boi, um burro e um anjo. As figuras de madeira também contarão com artesãos típicos da região onde o presépio foi feito, uma pastora, uma família e crianças.
A Virgem Maria, colocada à esquerda do Menino Jesus, estará de joelhos com a cabeça coberta pelo manto e os braços estendidos para apontar para o Salvador. São José é representado em pé à direita do Menino: com uma das mãos segura um cajado e com a outra um pequeno lampião para iluminar a gruta.
Em relação à árvore que será colocada este ano na praça de São Pedro, trata-se de um majestoso abeto branco de 30 metros proveniente de Abruzzo.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Um segundo presépio, que ficará exposto na aula Paulo VI, foi doado pelo governo guatemalteco. A Sagrada Família e três anjos foram feitos à mão por artesãos guatemaltecos de acordo com a tradição local, utilizando madeira e tecidos coloridos em que predomina o dourado.
A árvore e os presépios ficarão expostos até a festa do Batismo do Senhor, no domingo, 8 de janeiro de 2023, que encerra o tempo do Natal na liturgia.
A Santa Sé monta um presépio em frente à basílica de São Pedro desde a década de 1980, quando era papa são João Paulo II.
Confira também:
Papa Francisco no Angelus: “O encontro de olhares entre Zaqueu e Jesus parece resumir toda a história da salvação: a humanidade com suas misérias procura a redenção, mas antes de tudo Deus com sua misericórdia procura a sua criatura para salvá-la”. https://t.co/XhigsjKLyK
— ACI Digital (@acidigital) October 30, 2022