Vaticano, 8 de dez de 2022 às 10:42
“Maria, a única criatura humana sem pecado na história, está conosco na luta” contra o mal, disse o papa Francisco hoje (8), no Ângelus por ocasião da solenidade da Imaculada Conceição de Maria.
Francisco costuma rezar o Ângelus todos os domingos e em algumas festas especiais de Nossa Senhora, como a de hoje.
Diante dos fiéis presentes na praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco comentou o Evangelho do dia, que narra o momento em que o anjo Gabriel aparece diante da Virgem Maria.
“Ele não a chama pelo nome, Maria, mas por um novo nome que ela não conhecia: cheia de graça. Cheia de graça, e portanto vazia de pecado, é o nome que Deus lhe dá e que festejamos hoje”, disse o papa.
Francisco falou do “espanto de Maria” e da “graça original”, aquela que “também nós, pecadores, recebemos”.
Segundo o papa, muito se fala sobre o pecado original e menos sobre a graça original, “um dom inicial que encheu nossas vidas, um bem maior do que qualquer coisa, uma graça original, da qual, no entanto, muitas vezes não temos conhecimento”.
Francisco falou da importância do Batismo e exortou os fiéis a recordarem a data em que foram batizados, “porque aquele dia é o dia da grande graça, do recomeço da vida, da graça original”.
"Do que se trata? Do que recebemos no dia do nosso Batismo, por isso nos faz bem recordarmos e também festejarmos! Pois no Batismo, Deus desceu em nossas vidas, nos tornamos seus filhos amados para sempre”, disse o papa, acrescentando que "a Virgem nos lembra que, sob o mal com o qual nos manchamos ao longo dos anos, há em nós um bem maior".
“Quando as coisas não vão bem e ficamos desanimados, quando ficamos abatidos e corremos o risco de nos sentirmos inúteis ou errados, pensemos nisto, na graça original”.
O papa Francisco também alertou que "preservar nossa beleza requer um custo, uma luta”.
“É difícil escolher o bem, guardar o bem que está dentro de nós. Pensemos em quantas vezes o desperdiçamos cedendo às seduções do mal, ou mesmo perdendo tempo com coisas inúteis e prejudiciais”, disse.
Diante disso, continuou o papa, “Maria, a única criatura humana sem pecado na história, está conosco na luta, ela é nossa irmã e, sobretudo, nossa Mãe”.
“E nós, que lutamos para escolher o bem, podemos confiar-nos a ela. Confiando-nos, consagrando-nos a Nossa Senhora, nós lhe dizemos: ‘Segura minha mão, guia-me: contigo terei mais força na luta contra o mal, contigo redescobrirei minha beleza original’”.
Por fim, o papa encorajou a confiar a Maria "minha vida, a minha família, o meu trabalho, o meu coração e as minhas lutas" e pediu "que a Imaculada Conceição nos ajude a proteger nossa beleza do mal".
Durante as saudações aos fiéis, disse que esta tarde rezará diante do ícone da basílica de Santa Maria Maior e depois vai rezar diante da Virgem Imaculada da Praça de Espanha, em Roma.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Peço a vocês que se unam espiritualmente a mim nesse gesto, que expressa a devoção filial à nossa Mãe, a cuja intercessão confiamos o desejo universal de paz, particularmente para a martirizada Ucrânia, que tanto sofre”, pediu o papa.
“Com a ajuda de Deus, a paz é possível; o desarmamento é possível. Mas Deus quer a nossa boa vontade. Que Nossa Senhora nos ajude a nos convertermos aos desígnios de Deus”, concluiu.
A seguir, o Evangelho comentado pelo papa Francisco:
Leitura do Evangelho segundo são Lucas (1, 26-38)
Naquele tempo, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”
O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”.
Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Confira também:
Oito coisas que precisa saber sobre a Imaculada Conceição https://t.co/a9pjcQkB84
— ACI Digital (@acidigital) December 8, 2022