Vaticano, 9 de jan de 2023 às 15:06
O papa Francisco recebeu na sexta-feira (6), dia da Epifania do Senhor, o bispo emérito de Hong Kong, cardeal Joseph Zen Ze-kiun, que foi a Roma com autorização das autoridades chinesas para participar do funeral de Bento XVI.
Um juiz decidiu na terça (3) que o cardeal chinês teria permissão para deixar Hong Kong por cinco dias com seu passaporte anteriormente confiscado devolvido a ele de forma temporária.
Devido ao prazo dado, o cardeal Zen, crítico do acordo da Santa Sé com a China sobre a nomeação de bispos, viajou de volta a Hong Kong no sábado (7).
Our beloved Pope Emeritto Benedict XVi, please continue to pray for us in heaven. #BenedictoXVI
— Joseph Zen (@CardJosephZen) January 7, 2023
Il nostro amato Papa Emeritto Benedetto XVi, per favore, continui a pregare per noi in cielo.
親愛的榮休教宗本篤十六世,請在天上繼續為教會祈禱! pic.twitter.com/TSVngFltF5
Segundo a revista dos jesuítas dos EUA America, o papa Francisco recebeu o cardeal chinês em audiência privada na Casa Santa Marta às 15h30 (horário de Roma). “Foi maravilhoso, ele foi muito caloroso”, disse o cardeal de 90 anos sobre seu encontro com o papa segundo a revista.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O cardeal disse a America que agradeceu ao papa Francisco por ter dado a Hong Kong “um bom bispo”, dom Stephen Chow, S.J., um jesuíta nomeado após longas tensões com as autoridades chinesas.
O segundo tema que conversaram foi sobre o trabalho que o cardeal Zen fez nas prisões chinesas nos últimos 10 anos, onde conseguiu batizar vários prisioneiros.
Zen disse que Francisco ficou "muito feliz" ao ouvir sobre esse trabalho pastoral.
Confira também:
Superior dos jesuítas na China é o novo bispo de Hong Kong https://t.co/Cux4TgQYny
— ACI Digital (@acidigital) May 17, 2021