Vaticano, 23 de jan de 2023 às 09:51
O papa Francisco pediu ontem (22) que se reze à Virgem Maria por Mianmar para que o atual conflito “termine logo e comece um novo tempo de perdão, amor e paz”.
Ao final da oração do Ângelus, o papa lamentou que uma das igrejas mais antigas e importantes do país tenha sido incendiada e se solidarizou com a “população civil indefesa, que em muitas cidades é submetida a duras provações”.
A Igreja Católica de Nossa Senhora da Assunção, construída em 1894, foi reduzida a cinzas no dia 15 de janeiro.
Segundo a imprensa local, os soldados da junta militar de Mianmar, que controla o país desde o golpe de 2021, também queimaram centenas de casas em Chan Thar, aldeia de maioria cristã na região de Sagaing.
Após o golpe militar de fevereiro de 2021, forças pró-governo atacaram igrejas e conventos nos estados de maioria cristã de Kayah, Chin, Karen e Kachin.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Mais de 12 mil pessoas foram presas e cerca de 1,6 foram mortas no conflito, entre as quaisi 50 crianças e dezenas de padres e pastores cristãos.
“Queira Deus que este conflito termine logo e comece um novo tempo de perdão, amor e paz", disse o papa. Francisco fez os fiéis reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano, rezarem juntos uma Ave Maria por Mianmar.
Confira também:
Junta militar de Mianmar incendeia igreja católica e casas de cristãos https://t.co/nPK8SRUoej
— ACI Digital (@acidigital) January 18, 2023