Hoje (8) é celebrado o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, evento promovido pelo papa Francisco.

Este ano o tema é “Caminhar pela dignidade” e visa “que as pessoas em muitas paróquias, comunidades e grupos” se reúnam para “refletir, rezar e enviar uma mensagem para combater este fenômeno global”.

Em 2015, o papa Francisco estabeleceu que o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas fosse celebrado na memória litúrgica de santa Josefina Bakhita, religiosa que foi escrava e vítima de tortura, e que depois “se tornou santa e símbolo universal do compromisso da Igreja contra a escravidão”.

“Se eu encontrasse de novo aqueles negreiros que me sequestraram e também aqueles que me torturaram, me ajoelharia para beijar as suas mãos, porque, se não tivesse acontecido isto, eu não seria agora cristã e religiosa”, disse a santa que hoje representa um ícone da história da África.

São João Paulo II a beatificou em 1992 e a canonizou durante o Jubileu do ano 2000. Bento XVI, ao publicar sua encíclica Spe Salvi em 2007, a propôs como exemplo de vida para falar de esperança.

O papa Francisco recordou no dia 8 de fevereiro de 2015, no final do Ângelus, que a santa foi uma “irmã sudanesa que quando era menina fez a trágica experiência de ser vítima do tráfico”. Ele encorajou “quantos estão comprometidos a ajudar homens, mulheres e crianças escravizados, explorados, abusados como instrumentos de trabalho ou de prazer e muitas vezes torturados e mutilados”.

“Faço votos por que todos os que têm responsabilidades de governo se comprometam com determinação a remover as causas desta chaga vergonhosa, uma chaga indigna da sociedade civil. Cada um de nós se sinta comprometido a ser voz destes nossos irmãos e irmãs, humilhados na sua dignidade”, acrescentou.

Iniciativas em Roma para o Dia Mundial de Oração e Reflexão de 2023

Este ano, 15 jovens de cinco continentes e representantes de organizações associadas vão se reunir em Roma para uma semana de encontros e formação sobre o tráfico de pessoas.

No final da semana, o grupo lançará a declaração de compromisso que dará início ao processo de preparação para o décimo aniversário do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas.

A semana começou na segunda-feira (6), com uma vigília de oração no local onde três prostitutas foram mortas em novembro do ano passado.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Hoje (8) acontece uma peregrinação, com pessoas de mais de 50 países, que será transmitida ao vivo em cinco idiomas (inglês, espanhol, português, francês e italiano) em www.prayagainsttrafficking.net.

Na sexta-feira (10), às 15h30, na Via della Conciliazione, próximo à praça de São Pedro, o grupo de dança Evolution Company of the Holy Dance e um grupo de jovens farão um flashmob contra o tráfico de pessoas.

A semana termina no domingo (12), com a participação na oração do Ângelus na praça de São Pedro.

A iniciativa é coordenada por Talitha Kum, rede internacional de combate ao tráfico de pessoas com mais de 6 mil religiosas, amigos e colaboradores, e é promovida pela União Internacional das Superioras Gerais, em colaboração com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano. outras organizações

“O tema escolhido este ano 'Caminhando pela dignidade' é um convite a todas as pessoas de boa vontade para caminhar com as vítimas e sobreviventes do tráfico de pessoas, especialmente com as populações migrantes como peregrinas da dignidade humana e da esperança”, disse irmã Abby Avelino, MM, coordenadora da programação.

Os organizadores convidam a usar a hashtag oficial #PrayAgainstTrafficking no Twitter hoje (8).

Confira também:

Mais em