Vaticano, 14 de fev de 2023 às 15:24
O arcebispo de Québec, Canadá, cardeal Gérald Cyprien Lacroix, disse que o principal papel dos padres e bispos é ser pastores e estar a serviço dos leigos para ajudá-los a alcançar a santidade.
“Nosso principal papel é ser pastores, não somos gerentes, não somos patrões, somos pastores”, disse o cardeal Lacroix, durante a entrevista coletiva de apresentação do Congresso Internacional sobre a corresponsabilidade dos leigos na missão da Igreja que vai acontecer na Sala Nova do Sínodo de quinta-feira (16) até sábado (18).
O arcebispo canadense, que também é membro do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, disse que a missão dos bispos e padres é a de "ajudar os fiéis e a nossa Igreja a encontrar Deus e a crescer na relação com Ele. Com a comunidade dos fiéis, ajudá-los a crescer no amor de Deus e formar e ajudar os nossos irmãos a testemunhar com sua vida nos encontros do mundo”, acrescentou.
“A nossa missão não é estar entre nós mesmos, mas crescer juntos na santidade, cada dia mais enraizados em Cristo e na palavra, na mensagem de nosso Deus e compartilhá-la com o mundo”, disse.
Para o cardeal, é necessário “ajudar os fiéis a crescerem na consciência de sua vocação batismal para se tornarem discípulos missionários”.
“Vamos a Deus, crescemos em Deus, e Ele nos envia, como enviou seus apóstolos e discípulos, a um mundo que precisa desta boa notícia”, disse o cardeal aos jornalistas presentes na entrevista coletiva.
Segundo o arcebispo canadense, “como pastores, precisamos nos concentrar nesta missão, para conduzir as pessoas à santidade”.
Ele disse ainda que "obviamente estamos trabalhando nisso há muito tempo, cerca de 2 mil anos, posso dizer, e continuamos trabalhando nisso porque há muitos desafios".
Segundo o cardeal Lacroix, “o papel dos pastores é fazer com que todos caminhemos juntos rumo ao objetivo de sermos discípulos missionários”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“A corresponsabilidade é possível se caminharmos juntos e isso exige escuta, respeito, abertura e saber que o Espírito Santo pode ouvir a todos nós”, disse.
Para o arcebispo, “este é o desafio da Igreja hoje, precisamos ser capazes de caminhar na mesma direção, embora sejamos muito diferentes”.
“E os pastores precisam ajudar o povo de Deus a descobrir isso. É um desafio que exige conversão, coração aberto e melhores ouvidos para escutar”.
“Os leigos não estão a nosso serviço, estamos juntos, na missão da Igreja. Precisamos uns dos outros e temos que aprender a caminhar melhor”, concluiu o cardeal Lacroix.
Confira também:
Santa Sé apresenta Congresso Internacional sobre corresponsabilidade dos leigos https://t.co/xAH1szUzoA
— ACI Digital (@acidigital) February 14, 2023