A igreja matriz de São Bento, em Araraquara (SP), foi elevada à basílica menor. O anúncio foi feito ontem (14) pelo pároco, padre Rodolfo Faria. “Uma graça muito grande para a história de Araraquara, 205 anos de evangelização”, disse em um vídeo postado nas redes sociais da paróquia. Esta será a primeira basílica menor da diocese de São Carlos (SP).

O documento oficial com o título de basílica menor a igreja matriz de são Bento foi assinado pelo prefeito do Culto Divino, cardeal Arthur Roche, e enviado ao bispo de São Carlos, dom Luiz Carlos Dias, que o entregou ao pároco da igreja matriz de são Bento, padre Rodolfo Faria.

O decreto Domus Ecclesiae da Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, que inclui as "normas para a concessão do título de basílica menor”, diz que uma basílica deve se destacar como centro da liturgia e de cuidado pastoral e possuir “um particular vínculo com a igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

A igreja matriz de são Bento é paróquia mais antiga da diocese de São Carlos. Foi criada em 22 de agosto de 1817 e fica localizada no centro de Araraquara (SP). A igreja comporta 2 mil pessoas sentadas e um coro para 700 pessoas. Possui um acervo de imagens com mais de 130 anos e uma relíquia de segundo grau do seu padroeiro, são Bento.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

 

Confira também: