Roma, 3 de mar de 2023 às 09:44
A justiça italiana absolveu o padre que celebrou missa em traje de banho em uma praia, usando um colchão inflável como altar.
Segundo o jornal italiano La Repubblica, na terça-feira (28), Romina Rizzo, juíza do Tribunal de Crotone, Itália, determinou que o padre Mattia Bernasconi não será julgado, embora a promotoria de Crotone tenha aberto uma investigação por possível crime de ofensa religiosa.
Em 24 de julho de 2022, o padre Bernasconi, vigário da Igreja de São Luiz Gonzaga de Milão, rezou uma missa sem camisa, dentro do mar com água até a cintura numa praia de Capo Colonna.
Naquela ocasião, o padre de 36 anos disse à imprensa italiana que a celebração ocorreu em um domingo, durante um acampamento com 21 estudantes.
"Era dez e meia e o sol queimava, então decidimos ir para o único lugar confortável, a água", disse.
A arquidiocese de Crotone - Santa Severina emitiu um comunicado dizendo que "a celebração dos sacramentos tem uma linguagem própria, é feita com gestos e símbolos que é justo respeitar e valorizar. Não devem ser renunciados com tanta superficialidade”.
Giuseppe Capoccia, promotor provincial de Crotone, abriu uma investigação ao padre Bernasconi por "ofender uma denominação religiosa".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O advogado do padre, Giovanni Morgese, alegou que o acusado não agiu com malícia.
Sete meses depois, o caso foi finalmente arquivado.
Confira também:
Hoje é celebrada santa Catarina Drexel, apóstola dos índios americanos e dos negros https://t.co/CpdBoNTCrJ
— ACI Digital (@acidigital) March 3, 2023