O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 anunciou hoje (31) um novo formato de catequeses sobre os “grandes temas lançados no pontificado do papa Francisco”. Chamado de Encontros Rise UP, o formato propõe “aos jovens de todo o mundo serem os protagonistas da reflexão sobre os temas centrais para o mundo e para a vida em sociedade: ecologia integral, amizade social e misericórdia”, disse a organização.

Segundo o site da JMJ Lisboa 2023, os Encontros Rise UP “vão adotar um formato mais dinâmico e interativo para dar voz aos jovens”.

Para o comitê local, esse novo “itinerário catequético” vai proporcionar aos jovens “uma experiência alinhada com o caminho sinodal 2021-2024, atualmente em curso na Igreja Universal sob o tema ‘Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão’”.

A JMJ acontecerá de 1º a 6 de agosto, em Lisboa. Os Encontros Rise UP serão nas manhãs dos dias 2, 3 e 4 de agosto.

Antes disso, haverá encontros preparatórios nos meses de abril, maio e junho, em âmbito local. Esses encontros serão abertos a todos os jovens que desejem participar, desde grupos de catequese, grupos de jovens, movimentos e realidades eclesiais ligados à juventude e à pastoral universitária, independentemente de serem ou não peregrinos da Jornada.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A JMJ Lisboa 2023 vai disponibilizar material de apoio para que os grupos possam organizar suas sessões. “Pretende-se escutar os jovens e que eles se escutem uns aos outros, mobilizando-os para o debate dos temas que serão depois trabalhados nos Encontros Rise UP durante a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”, disse a organização.

O itinerário catequético Rise UP acontecerá em três etapas até a JMJ Lisboa 2023: “escutar, através de encontros preparatórios onde possam refletir e expressar livremente o que sentem e pensam sobre os temas; sonhar, através do diálogo entre os participantes sobre possibilidades de caminho futuro; e levantar-se, com a síntese final dos encontros a partilhar na plataforma JMJ Lisboa 2023, de modo a dar continuidade a esta reflexão conjunta”.

Confira também: