"Rezem, não deixem a oração e não só a oração formal... rezem! Rezem de verdade", exortou o papa Francisco ao receber em audiência os membros da Congregação do Espírito Santo e do Imaculado Coração de Maria, conhecida como Congregação dos Espiritanos, por ocasião dos 175 anos de sua refundação.

A atual instituição surgiu da união de dois institutos religiosos: a Congregação do Espírito Santo (estabelecida em 1703) e a Sociedade do Sagrado Coração de Maria (de 1841).

As duas congregações se fundiram em 26 de abril de 1848.

Em seu discurso, o papa disse a eles que não renunciem à coragem e à liberdade interior, que devem ser cultivadas. "Olhem para cada um com os olhos de Jesus, que deseja encontrar todos - todos! Não esqueçam isto, todos, todos, todos".

Evangelizar o Ocidente cansado

O conselho do papa é seguir "a orientação do Espírito Santo" na missão, pois Ele é o verdadeiro protagonista e sabe o que é necessário em cada época e momento. "Deixem que Ele os ilumine, os oriente e os impulsione".

Francisco também pediu que proclamem o Evangelho num mundo onde "o desafio da interculturalidade e da inclusão é vivo e urgente", tanto dentro como fora da Igreja.

"Há tantos homens e mulheres que ainda precisam do Evangelho", disse. É por isso que a evangelização é necessária "não apenas nas chamadas ‘terras de missão’, mas também no velho e cansado Ocidente", disse ele.

O jovem diácono fundador da Congregação

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ele também lembrou o exemplo de Claude-François Poullart des Plac, que fundou a Congregação do Espírito Santo aos 24 anos de idade.

O diácono "renunciou à perspectiva de um futuro tranquilo", e com sua "docilidade à ação do Espírito", disse o papa, não se deixou "assustar nem mesmo pela perseguição religiosa desencadeada pela Revolução Francesa".

O papa também falou da segunda fundação da Congregação, em 1848, quando a Sociedade do Sagrado Coração de Maria, obra do venerável François Libermann, uniu-se à de Claude-François Poullart des Plac.

Hoje, a Congregação está presente em 60 países nos cinco continentes, com cerca de 2,6 mil religiosos e muitos leigos.

Confira também: