No domingo (28), a Igreja celebra a solenidade de Pentecostes. No Brasil, eventos em diversas dioceses e arquidioceses marcam a data. “Celebrar Pentecostes é celebrar o início da missão da Igreja. É celebrar o impulso, a engrenagem do Espírito Santo que hoje leva avante a missão”, disse à ACI Digital o diretor espiritual da Renovação Carismática Católica (RCC) da arquidiocese de Maceió (AL), o padre Luiz Antônio Guimarães.

A arquidiocese de Maceió é um dos locais onde haverá um encontro de Pentecostes. Padre Guimarães disse que “a Solenidade de Pentecostes” na igreja católica “acontece liturgicamente 50 dias após o domingo da Páscoa, na Ressureição do Senhor”, recordando “o evento de Pentecostes, quando a Virgem Maria e os discípulos estavam reunidos no cenáculo e veio sobre eles o Espírito Santo, dom de Deus”.

“Ali os discípulos de Jesus ganham um impulso para a missão e Maria está presente como testemunha deste novo de Deus para a sua igreja. O Espírito Santo vem, alcança a vida dos discípulos e da Virgem Maria e os discípulos ganham esse novo impulso para propagarem o Evangelho por todo o mundo”, disse o padre.

Além de Maceió, haverá grandes eventos nas arquidioceses de Brasília (DF), Manaus (AM) e Olinda e Recife (PE). Para o padre Luiz Antônio Guimarães, estes “encontros de Pentecostes são sempre oportunidades” que a igreja tem para “anunciar Jesus na força do Espírito Santo”.

“Aqui na arquidiocese de Maceió, o encontro acontece desde 1983 e tem sempre esse novo ardor missionário, convidando todos: clero, religiosos, religiosas, fiéis leigos dos diversos movimentos e pastorais a estarmos unidos em um só coração, motivados pela ação do Espírito Santo. E é esse mesmo Espírito que renova em nós este ardor”, ressaltou.

O Encontro de Pentecostes da arquidiocese de Maceió comemora 40 anos este ano com o tema: “Enchei-vos do Espírito Santo” (Cf. Efésios 5,18b). O evento acontecerá no domingo, das 8h às 18h, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, no bairro Trapiche. A entrada é gratuita, mas a organização pede que os participantes colaborem com 1kg de alimento não perecível que serão doados às obras sociais da arquidiocese. Outras informações no site.

Na arquidiocese de Brasília, acontece a Festa de Pentecostes da Comunidade Renascidos em Pentecostes, que este ano celebra 25 anos. O evento iniciou dia 21 de maio e finaliza no domingo.

Entre os dias 21 a 25 de maio, o evento acontece no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, em Ceilândia (DF). Nos três últimos dias da festa, 26 a 28 de maio acontecem a tradicional bênção das velas, no primeiro dia em honra ao Pai; no segundo ao Filho; e no terceiro dia ao Espírito Santo. Durante estes três dias a celebração acontece no Taguaparque, em Taguatinga Norte (DF). Mais informações no site.

A Festa de Pentecostes da arquidiocese de Manaus acontecerá somente domingo. São esperados 50 mil fiéis no evento, que será gratuito no Sambódromo de Manaus.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Nessa celebração somos convidados e enviados para professar ao mundo a presença d’Ele (Espírito Santo) e invocarmos a efusão do Espírito para que renove a face da terra e aja com a mesma intensidade do acontecimento inicial dos Atos dos Apóstolos sobre a Igreja, sobre todos os povos e nações”, diz a arquidiocese.

A festa começa às 15h, com um momento de acolhida dos fiéis. Às 17, o arcebispo de Manaus, o cardeal Leonardo Steiner, celebrará a missa. Outras informações no site.

A arquidiocese de Olinda e Recife irá comemorar Pentecostes com todas as comunidades e paróquias da arquidiocese, domingo, no Ginásio do Geraldão, em Recife, com o tema: “Unânimes, perseveravam em oração e súplicas com as mulheres e com Maria, Mãe de Jesus”. (Ato 1,14). São esperados 10 mil pessoas no evento.

A festa começa às 9h com apresentações de teatro, coreografias e catequese com os bispos. No início da tarde terá shows religiosos e um momento de Cenáculo. Às 16h, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrará a missa solene.

O evento é gratuito. Mais informações nas redes sociais da arquidiocese.

 

Confira também: