Em uma mensagem da Conferência Episcopal Italiana (CEI), os bispos destacaram a riqueza da contribuição do ensino da religião católica nas escolas da Itália para a compreensão da história e identidade deste país e da Europa assim como para o diálogo entre as religiões e culturas.

Ao parecer dos bispos, o ensino da religião católica propõe, sobretudo, um conhecimento orgânico do catolicismo em diálogo com as diferentes confissões de fé cristãs e as outras religiões. "De tal forma os alunos podem aproximar-se do fato religioso e ao mesmo tempo cultural", porque se for ignorado é impossível compreender a história e a identidade da Itália e da Europa.

"Se a centralidade da pessoa é o fim primário da escola, afirmam os bispos, o ensino da religião católica pode oferecer às novas gerações a contribuição do humanismo cristão", garantem os prelados.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Segundo a mensagem do Episcopado italiano, este é um ano "em que a Itália está chamada a fazer concreta a acolhida e a fazer construtivo o encontro". "Na escola os alunos aprendem a se respeitarem, ajudar-se e a crescer juntos. As diferentes identidades se comparam, descobrem que compartilham o fim comum do bem da pessoa e da sociedade, e portanto aprendem a se apreciar e colaborar", argumentam os bispos.

O comunicado propõe que "o ensino da religião católica pretende oferecer sua contribuição original para alcançar esta meta, segundo seu caráter específico e em estreito diálogo interdisciplinar".