Este ano, a festa de santo Antônio em Lisboa, Portugal, recorda a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o tema “O jovem santo de Lisboa saúda os jovens de todo o mundo”. Santo Antônio nasceu na capital portuguesa e é um dos padroeiros da jornada que acontecerá na cidade, de 1º a 6 de agosto.

Conhecido em todo o mundo como santo Antônio de Pádua, cidade italiana onde morreu, em Portugal, ele é chamado santo Antônio de Lisboa, por ter nascido lá em 1195.

Chamava-se Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo. Ainda jovem, entrou para o mosteiro agostiniano de São Vicente, em Lisboa, onde viveu por dois anos. Em seguida, integrou a comunidade de Coimbra. Em 1220, transferiu-se para a ordem dos frades menores, onde assumiu o nome de Antônio.

Foi para Marrocos, mas após uma doença, foi obrigado a partir para a Itália, onde, em 1221, participou do capítulo geral da ordem e encontrou são Francisco de Assis.

Certo dia, precisou substituir um pregador em uma ordenação sacerdotal e “mostrou ser dotado de ciência e eloquência”, disse Bento XVI em uma catequese sobre o santo de fevereiro de 2010. Por isso, “os superiores destinaram-no à pregação” e Antônio começou, na Itália e na França, “uma atividade apostólica tão intensa e eficaz que induziu muitas pessoas que se tinham afastado da Igreja a reconsiderar a sua decisão”. O santo “foi também um dos primeiros mestres de teologia dos Frades Menores, ou até o primeiro”.

Foi superior dos Frades Menores da Itália setentrional e, “concluído o cargo de Provincial, retirou-se para perto de Pádua, aonde já tinha ido outras vezes”. Um ano depois, em 13 de junho de 1231, morreu “nas portas da cidade”.

Santo Antônio foi canonizado pelo papa Gregório IX apenas um ano após sua morte, em 1232. O papa Pio XII o declarou doutor da Igreja em 1946. Santo Antônio é também padroeiro de Lisboa e padroeiro secundário de Portugal.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Em Pádua, foi construída a basílica de Santo Antônio, onde estão os seus restos mortais. Em Lisboa, há a igreja de Santo Antônio, erguida sobre o lugar onde ele nasceu.

Nesta igreja em Lisboa acontecerá amanhã (13) a festa em honra a santo Antônio, com missas às 8h, 9h, 10h e 11h. Às 15h será celebrada missa na catedral de Lisboa.

Às 17h, acontecerá a procissão pelas ruas de Alfama com a imagem de santo Antônio, acompanhada pelas imagens de são João Batista, são Miguel, santo Estêvão, são Vicente e são Tiago. O percurso segue até o Largo da Sé, onde termina com mensagem e bênção à cidade de Lisboa com a relíquia do santo.

Às 20h, será celebrada a missa de encerramento da festa.

Confira também: