As palavras do papa Francisco chegam ao espaço através de um foguete que decolou da base espacial de Vandenberg (Califórnia, EUA) no sábado (11).

No dia 29 de março, o papa Francisco abençoou o satélite espacial em miniatura que contém um livro que documenta a bênção Urbi et Orbi dada pelo papa em 27 de março de 2020.

O "Spei satelles" (Satélite da Esperança, em latim) pretende recordar a mensagem de esperança que o papa enviou em plena pandemia de covid, quando rezou da praça de São Pedro pedindo: "Senhor, abençoa o mundo, dá saúde para nossos corpos e consolo para nossos corações".

A Santa Sé informou hoje (13) que a missão Spei satelles deixou com sucesso a base dos EUA levando as palavras do papa transformadas no "nanolivro" "Por que sois tão medrosos, ainda não tendes fé? O mundo diante da pandemia”.

A Santa Sé disse o satélite conhecido como "CubeSat" foi construído pela Universidade Politécnica de Turim, Itália, e administrado pela Agência Espacial Italiana, que o enviou ao espaço a bordo de um foguete Falcon 9.

As palavras do papa Francisco podem ser ouvidas na terra através de um transmissor na banda de rádio amador, na frequência de 437,5 MHz, modulação GMSK a 9600 bit/s e protocolo AX.25.

Os promotores da iniciativa também ofereceram a oportunidade de participar do projeto. Segundo a Santa Sé, centenas de pessoas de todo o mundo aderiram ao projeto registando-se no site e obtendo o cartão de embarque simbólico com o qual todos “embarcaram” comprometendo-se fazer uma ação de misericórdia na terra.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A mexicana Maria, por exemplo, se comprometeu a expor mensagens de paz em sua loja. A americana Andrea, de 17 anos, decidiu escrever uma carta de agradecimento aos seus professores pelo amor e dedicação com que vivem sua missão.

Dado o sucesso e a possibilidade de que a adesão possa representar uma ferramenta educacional eficaz, embora o lançamento tenha ocorrido ainda será possível se registrar no site speisatelles.org e através da estação de controle de solo os nomes serão escritos remotamente na memória em órbita.

Participaram do projeto a Agência Espacial Italiana, o Conselho Nacional de Pesquisas, a Universidade Politécnica de Turim, o Instituto para o Diálogo Global e a Cultura do Encontro, o Instituto Universitário Salesiano de Veneza e o Apostolado Digital da Arquidiocese de Turim.

Confira também: