Roma, 30 de jun de 2023 às 14:32
O cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro do papa Francisco, está pela sexta vez na Ucrânia para ajudar os afetados pela guerra em andamento no país desde fevereiro de 2022.
🇵🇱Kard.Krajewski jest w Chersoniu, gdzie odwiedza mieszkańców zalanych terenów, zawiózł dary od Papieża.”Z drugiej strony Dniepru cały czas strzelają”
— Paulina Guzik (@Guzik_Paulina) June 28, 2023
🇺🇸Card.Krajewski distributes food for people from flooded Kherson area.”On the other side of Dnipro river they shell constantly.” pic.twitter.com/c6fMT1eFeo
Um vídeo divulgado nas redes sociais na quarta-feira (28) mostra o cardeal com avental servindo comida para a população de Kherson, cidade ao sul da Ucrânia.
Krajewski deixou Roma na quinta-feira (22) e cinco dias depois chegou a Kherson, após percorrer 3.125 km.
A destruição da barragem de Nova Karkhova causou enormes estragos na região. Mais de 80 vilas e cidades foram inundadas, 20 mil hectares de terras agrícolas foram destruídos e mais de 150 toneladas de petróleo derramadas.
Falando ao Vatican News, serviço de notícias da Santa Sé, o esmoleiro do papa descreveu a situação ao chegar à cidade ucraniana: “Está deserta, de vez em quando ouvimos sirenes e quando entramos havia bombardeios, podíamos ver fumaça”.
O cardeal disse que não há um dia em que o papa não reze pela "martirizada" Ucrânia e referiu-se à sua visita como "uma missão evangélica".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O cardeal Krajewski, levou no caminhão vários alimentos e mais de 100 mil sopas para os afetados.
A comida vem principalmente da Coreia e os remédios foram doados pelo Hospital Gemelli em Roma.
Segundo um comunicado publicado pela Santa Sé, a missão do cardeal é “estar com eles, rezar com eles e também deixar-lhes uma ajuda muito concreta, sinal de unidade com o papa que quer estar perto de quem sofre”.
A Santa Sé informou que sairá nos próximos dias um segundo caminhão cheio de alimentos, além de remédios e suprimentos médicos, que serão entregues nas áreas mais afetadas pela explosão da barragem.
Confira também:
Esmoleiro do papa caminha pelas ruas da Ucrânia para ajudar a população no Natal https://t.co/ybMJaUQraF
— ACI Digital (@acidigital) December 23, 2022