Vaticano, 5 de jul de 2023 às 16:21
O papa Francisco concedeu indulgência plenária por ocasião do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que se celebra no domingo, 23 de julho. Para lucrar a indulgência é preciso cumprir com as condições habituais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do papa Francisco.
O papa Francisco instituiu este dia mundial em 2021, para que seja celebrado no quarto domingo de julho, perto da celebração de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, que se celebra em 26 de julho
Em um decreto publicado hoje (5), a Penitenciária Apostólica diz que o papa aceitou o pedido do cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, de conceder indulgência plenária para o dia mundial, que este ano será celebrada com o tema "De geração em geração, a sua misericórdia".
Segundo o decreto, a indulgência plenária é concedida "aos avós, idosos e a todos os fiéis que, movidos pelo verdadeiro espírito de penitência e caridade, participarão no dia 23 de julho, por ocasião do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, da celebração solene que o papa Francisco presidirá na Basílica de São Pedro, ou nas diversas celebrações que acontecerão em todo o mundo".
Esta indulgência plenária, diz o texto, “também poderá ser aplicada como sufrágio às almas do purgatório”, ou seja, por um defunto.
O decreto também diz que a indulgência é concedida “aos fiéis que dedicarem tempo para visitar pessoalmente ou virtualmente, através dos meios de comunicação, os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, abandonados, os deficientes…)”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A indulgência também pode ser lucrada pelos idosos doentes e todos aqueles que, "impossibilitados de deixar suas casas por motivo grave, se unirão espiritualmente às sagradas funções do Dia Mundial, oferecendo a Deus Misericordioso suas orações, suas dores e os sofrimentos de suas vidas, especialmente enquanto as palavras do Sumo Pontífice e as várias celebrações forem transmitidas pelos meios de comunicação”.
Como uma das condições é a confissão, o decreto conclui exortando os sacerdotes a “que se coloquem à disposição, com espírito pronto e generoso, para a celebração do Sacramento da Penitência”.
Confira também:
“Abracem seus avós”, pede o papa Francisco aos jovens que vão à JMJ Lisboa 2023 https://t.co/g8bvFeFQiz
— ACI Digital (@acidigital) June 16, 2023