PARIS, 10 de jul de 2023 às 10:25
A histórica igreja de Saint-Georges (São Jorge), na cidade francesa de Descartes, cerca de 57 quilômetros ao sul de Tours, sofreu um incêndio na manhã de ontem (9).
Descartes : l'église Saint-Georges en feu, la thèse de la foudre envisagée
— France Bleu Touraine (@FBTouraine) July 9, 2023
➡️ https://t.co/gXCSPwe2B6 pic.twitter.com/2jASzKelR1
Segundo a imprensa local, cerca de 50 bombeiros foram ao local para controlar o fogo. Até o momento, considera-se que um raio causou o incêndio. Obras de arte e objetos sagrados foram resgatados, mas o telhado e a torre sineira ficaram seriamente danificados.
Construída no século XII, a igreja foi modificada nos séculos XV e XIX. Em 29 de março de 1926, foi declarada monumento histórico da França.
⛈️⚡ L'église de Descartes (Indre-et-Loire) en grande partie détruite par la foudre ce dimanche matin...🙁
— Météo des Herbiers (@Meteoherbiers) July 9, 2023
Les orages ont de nouveau été nombreux et parfois forts en cette fin de nuit et matinée sur le Centre-Ouest.#orages #eglise #foudre #indreetloire
📸 Isa Bel@KeraunosObs pic.twitter.com/SRTuNvvePZ
As autoridades consideram que, apesar do incêndio, a abóbada do templo pode ter sido preservada.
Important dispositif déployé par les sapeurs-pompiers @sdis37 ainsi que @sdis86 pour lutter contre le sinistre de l'église saint Georges de Descartes. Je tiens à féliciter l'engagement exceptionnel des équipes. 85 œuvres préservées, la voûte impactée mais sauvegardée. https://t.co/mB288Wjso6 pic.twitter.com/0Yn7xmww8w
— ludovic.poirier (@lpoirier86) July 9, 2023
“Isso nos lembra de Notre-Dame de Paris”
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O arcebispo de Tours, dom Vincent Jordy, se dirigia para a igreja, onde celebraria a missa às 9h (hora local), quando viu uma "grande coluna de fumaça".
O arcebispo disse ao jornal local La Nouvelle République du Centre-Ouest que, ao se aproximar da igreja, teve a "sensação de um incêndio, sem ainda saber o que era". Pouco depois, junto com os que o acompanhavam para a missa, “vimos a igreja queimando”.
“Salvo as diferenças, isso nos lembra de Notre-Dame de Paris”, disse o arcebispo francês, recordando o templo destruído por um incêndio em 15 de abril de 2019. “Quando nossos lugares de oração, nossos lugares de encontro se tornam fumaça, isso nos afeta profundamente", disse.
Le feu de l’église Saint-Georges à Descartes est quasi maitrisé, reste seulement quelques foyers à noyer.
— France Bleu Touraine (@FBTouraine) July 9, 2023
Une cinquantaine de pompiers du @sdis37 œuvrent depuis 8h, appuyé par des renforts du @sdis86. https://t.co/1iR9s62ZtO pic.twitter.com/jcnwB6qDKh
O arcebispo teve oportunidade de conversar com os moradores de Descartes, que estavam comovidos: “Alguns foram batizados nesta igreja, outros casaram ali, por vezes toda uma vida está ligada a este lugar, que é também um lugar de história e de memória, seja você crente ou não”.
Dom Jordy agradeceu pelo trabalho dos bombeiros, que “foram rápidos em salvar o que tinha que ser salvo das águas, os elementos litúrgicos, o Santíssimo Sacramento. Eles foram muito atenciosos e eu os agradeço”.
Confira também:
Catedral de Notre Dame de Paris reabrirá em 2024 https://t.co/HqIhwijoVC
— ACI Digital (@acidigital) March 8, 2023