A igreja mais antiga de Aracaju, Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão (SE) será elevada à santuário. O arcebispo de Aracaju, dom João José Costa concedeu ontem (12), por meio de um decreto, o título de santuário a igreja Nossa Senhora da Vitória a pedido do pároco, frei Pedro Rangel Trajano Lins.

No decreto, o arcebispo diz que a igreja Nossa Senhora da Vitória é muito querida pelos fiéis da arquidiocese e “notória pela sua antiguidade”, além de ser um “lugar de oração, de recepção do sacramento da confissão e de diária celebração Eucarística desde tempos tão imemoriais”.

A igreja Nossa Senhora da Vitória foi criada no dia 8 de setembro de 1608, pelo 4º bispo da Bahia, dom Constantino Barradas, por ordem rei de Portugal, Felipe II. Ela foi construída por padres jesuítas em estilo barroco. Entre 1903 a 2005, foi administrada pelos franciscanos da Ordem dos Frades Menores (OFM) e atualmente é administrada pelos religiosos carmelitas. Por sua importância cultural, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) no 20 de março de 1943.

 

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Confira também: