Lisboa, 2 de ago de 2023 às 06:28
O avião do papa Francisco, junto com os jornalistas que o acompanharão durante a viagem, decolou do aeroporto Fiumicino, em Roma, às 7h50 (2h50 em Brasília) e aterrissou na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, às 09h44 (5h44 em Brasília), 15 minutos antes do previsto.
¡Nos vemos en Lisboa!
— Daniel Ibáñez (@dibanezgut) August 2, 2023
AZ4000. El vuelo del Papa no tendrá ninguna emisión de CO2.
0% de impacto medioambiental. pic.twitter.com/IJ7kHVfMDE
Cerca de 900 mil jovens participantes desta Jornada Mundial da Juventude esperam o papa Francisco há vários dias na capital portuguesa.
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou hoje (2) que, antes da partida para Lisboa, o papa Francisco saudou um grupo de jovens que vivem em uma comunidade de reabilitação e, portanto, não podem ir à JMJ 2023 na Casa Santa Marta.
Junto com eles estavam três avós com seus netos, com o objetivo de destacar o vínculo entre gerações defendido em várias ocasiões pelo papa.
Assim que chegou a Lisboa, o papa Francisco desembarcou do avião ITA Airways em cadeira de rodas por um elevador e cumprimentou as autoridades portuguesas. Entre eles estava o embaixador de Portugal junto à Santa Sé, Domingos Fezas Vital e o presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Assim que desceu do avião, foi recebido por duas crianças que lhe deram flores e estavam vestidos com trajes típicos. O papa lhes deu de presente dois terços com as cores da bandeira portuguesa.
Depois de passar da Guarda de Honra e receber a saudação das delegações, o papa Francisco e o presidente tiveram um breve encontro na sala VIP do aeroporto.
O papa foi de carro para a entrada principal do Palácio Nacional de Belém para a Cerimônia de Boas-vindas e a tradicional visita de cortesia ao presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Ele terá um encontro com autoridades, sociedade civil e corpo diplomático no Centro Cultural Belém, onde fará o seu primeiro discurso.
Depois da foto oficial, a assinatura do livro de honra e a bênção dos presentes, aconteceu uma troca de presentes no Salão dos Embaixadores, seguida de uma reunião privada no Estudio do Presidente.
Papa Francisco: "Peregrino de la esperanza en Portugal, rezo y hago votos para que este país de corazón joven siga tendiendo la mano hacia horizontes de fraternidad; Lisboa, ciudad del encuentro, inspire modos de afrontar juntos los grandes cuestionamientos de Europa y del mundo" pic.twitter.com/w7ppGCAgMo
— EWTN Noticias (@EWTNNoticias) August 2, 2023
No livro de honra, o papa escreveu em português: "Como peregrino da esperança em Portugal, rezo e faço votos para que este país de corações jovens continue a alcançar horizontes de fraternidade. Que Lisboa, cidade do encontro, inspire caminhos para enfrentarmos juntos as grandes questões da Europa e do mundo".
Na tarde de hoje (2), o papa terá um encontro com o primeiro-ministro de Portugal e às 17h30 (14h30) conduzirá a oração das vésperas com os bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados, seminaristas e agentes pastorais na Mosteiro dos Jerónimos. Após a oração, ele lerá sua homilia.
Confira também:
Como Maria, partir com pressa, mas sem ansiedade, pede patriarca ao abrir JMJ #Lisboa2023. https://t.co/JNUccIr4sW
— ACI Digital (@acidigital) August 2, 2023