Lisboa, 3 de ago de 2023 às 09:06
O papa Francisco elogiou "a contribuição feminina", especialmente na economia e na família, durante seu discurso aos universitários em Lisboa na quinta-feira, 3 de agosto.
“No inconsciente coletivo, quantas vezes se pensa que as mulheres são de segunda categoria, são reservas, não jogam como titulares”, disse o papa no seu segundo dia em Portugal, na 42ª viagem apostólica internacional, por ocasião da 37ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
"A contribuição feminina. Aliás vê-se, na Bíblia, como a economia familiar está em grande parte na mão da mulher. É ela a verdadeira «governante» da casa, com uma sabedoria que não visa exclusivamente o lucro, mas o cuidado, a convivência, o bem-estar físico e espiritual de todos, bem como a partilha com os pobres e os estrangeiros", acrescentou o papa na praça da Sede da Universidade Católica Portuguesa.
Francisco falou da importância de devolver a dignidade à economia e evitar que caia nas mãos do mercado selvagem e da especulação.
O discurso terminou com uma mensagem de incentivo aos universitários. O papa exortou-os a continuar a sua busca e a arriscar-se no caminho da vida, lembrando-lhes uma tradição medieval do Caminho de Santiago: "Ultreia" e "Suseia", expressões de encorajamento para continuar a busca e o risco da caminhada.
No encontro com os universitários, o papa falou da importância da educação superior na formação de uma geração comprometida com a justiça social, o cuidado do meio ambiente e o bem-estar de todos os seres humanos.
Antes do discurso do papa, após a interpretação de uma peça musical e a saudação de boas-vindas da professora Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, foram dados dois testemunhos, um inspirado na Laudato si' e outro no Pacto Global pela educação.
Depois de uma música do coro, ouviu-se um testemunho sobre a 'Economia Francisco' e outro de uma jovem ajudada pelo fundo ‘Papa Francisco para uma Cultura do Encontro'.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
No final, depois de rezar o Pai Nosso, o papa Francisco abençoou os jovens e a primeira pedra do Campus Veritatis. Em seguida, ele saiu da Universidade e foi de carro para a sede da Scholas Occurrentes, em Cascais.
A missa do papa com os familiares de catequista morta
Na manhã de hoje (3), antes de deixar a Nunciatura Apostólica, o papa Francisco celebrou a missa em privado acompanhado por quatro familiares da francesa de 62 anos, animadora de catequese, que veio a Lisboa para a JMJ e morreu há poucos dias por causa de um mal-estar que sofreu na casa onde estava hospedada.
Confira também:
🎥 VÍDEO: De Lisboa, o Papa Francisco denunciou que "no inconsciente coletivo, quantas vezes se pensa que as mulheres são secundárias, substitutas, não jogam como titulares", quando na realidade, as mulheres são "as verdadeiras 'cuidadoras' do lar" que supervisionam a economia, o… pic.twitter.com/V98EuH2MRN
— ACI Digital (@acidigital) August 3, 2023
Discurso do papa Francisco no encontro com jovens universitários. #Lisboa2023 https://t.co/SvmFUAyy2p
— ACI Digital (@acidigital) August 3, 2023