FATIMA, 5 de ago de 2023 às 07:06
Hoje (5), terceiro dia de sua viagem a Portugal, por ocasião da JMJ Lisboa 2023, o papa Francisco foi a Fátima onde rezou o terço acompanhado por doentes e cerca de 200 mil pessoas. Depois da oração, ele deu um discurso.
A seguir, o texto completo do discurso do papa Francisco em Fátima:
Queridos irmãos e irmãs: Bom dia!
Obrigado, Dom Ornelas, pelas suas palavras, obrigado a todos pela vossa presença e pelas vossas orações. Rezamos o Terço, uma oração bonita, cheia de vida, porque nos põe em contato com a vida de Jesus e de Maria. E meditamos os mistérios gozosos, que nos recordam que a Igreja só pode ser uma casa cheia de alegria. A pequena capela em que nos encontramos é como uma bela imagem da Igreja: acolhedora, sem portas, a Igreja não tem portas para que todos possam entrar.
E aqui também podemos insistir que todos podem entrar, porque esta é a casa da Mãe, e uma Mãe tem sempre o coração aberto para todos os seus filhos, todos, todos, todos, sem exclusão! Estamos aqui sob o olhar materno de Maria, estamos aqui como Igreja, Igreja Mãe. A peregrinação é uma caraterística mariana, porque a primeira a peregrinar depois da Anunciação de Jesus foi Maria. Quando soube que a prima estava grávida, a prima, que já era muito velha, fugiu. A tradução é um pouco imprecisa, mas o Evangelho diz "fugiu apressadamente". Nós diríamos: "saiu correndo". Saiu correndo, na ânsia de ajudar, de estar presente.
Há tantas invocações de Maria, mas uma - que também podemos dizer, pensando bem - é esta: a Virgem que vem correndo, sempre que há um problema, sempre que a invocamos, ela não se demora, vem, apressada: Nossa Senhora apressada. Gostam? Vamos dizê-lo todos juntos: Nossa Senhora apressada. Apressa-se para estar junto de nós, apressa-se porque é Mãe, apressada, em português chama-se apressada, diz Dom Ornelas. Nossa Senhora Apressada.
Assim, ela acompanha a vida de Jesus e não se esconde depois da Ressurreição. Acompanha os discípulos à espera do Espírito Santo e acompanha a Igreja que começa a crescer depois do Pentecostes.
Nossa Senhora Apressada e Nossa Senhora que acompanha, acompanha sempre. Ela nunca é a protagonista. O gesto de acolhimento de Maria Mãe é duplo. Primeiro, acolhe e depois, assim [aponta com o dedo] Por que isto? Ela aponta para Jesus. Na sua vida, Maria não faz outra coisa senão apontar para Jesus: Fazei o que Ele vos disser. Aponta Jesus. Estes são os dois gestos de Maria, pensemos bem: acolhe-nos a todos e aponta para Jesus. E isto é feito um pouco apressada, apressada, Nossa Senhora Apressada, que acolhe a todos e aponta para Jesus. E cada vez que vimos aqui, lembramo-nos disto. Maria fez-se presente aqui de uma forma especial para que a incredulidade de tantos corações se abrisse a Jesus. Com a sua presença, ela aponta-nos para Jesus, aponta-nos sempre para Jesus, e hoje está aqui entre nós. Ela está sempre entre nós, mas agora sentimo-la muito mais perto. Maria apressada.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Amigos, Jesus ama-nos a tal ponto que se identifica conosco e pede-nos que colaboremos com ele, e Maria indica-nos o que Jesus nos pede: que caminhemos pela vida colaborando com ele.
Gostaria que olhássemos hoje para a imagem de Maria e que cada um de nós pensasse: o que é que Maria, como Mãe, me está a dizer, o que é que me está a apontar com o dedo? Ela aponta para Jesus, por vezes aponta também para alguma coisinha no nosso coração que não funciona bem, mas aponta sempre. Mãe, o que é que me está a apontar? Façamos um pequeno momento de silêncio e cada um de nós, no seu coração, diga: Mãe, o que é que me apontas? O que é que há na minha vida que te preocupa? O que é que há na minha vida que te comove? O que é que há na minha vida que te interessa? E tu, tu apontas.
E aí aponta-nos o coração para a vinda de Jesus. E tal como nos aponta para Jesus, aponta Jesus para o coração de cada um de nós.
Queridos irmãos e irmãs, sintamos hoje a presença de Maria, nossa Mãe, a Mãe que sempre dirá: "Fazei o que Jesus vos disser". Ela aponta-nos para Jesus. Mas a Mãe que diz a Jesus: "Faz o que ele te pede". Essa é Maria, essa é a nossa Mãe, Nossa Senhora que se apressou a estar perto de nós. Que ela nos abençoe a todos.
Confira também:
Foi a confissão da minha vida, diz peregrino que se confessou com o papa na #JMJLisboa2023 https://t.co/2f4I6M438N
— ACI Digital (@acidigital) August 5, 2023