MADRI, 24 de ago de 2023 às 12:40
O bispo de Barbastro-Monzón, Espanha, dom Ángel Pérez Pueyo, defendeu a nomeação que fez do novo reitor do santuário de Torreciudad. O padre não pertence à Opus Dei, rompendo uma tradição de décadas.
No dia 18 de julho, o bispo nomeou o padre José Mairal, pároco de Bolturina-Ubiergo, paróquia à qual pertence a ermida-santuário de Torreciudad, reitor do recinto que recebe milhares de peregrinos todos os anos.
O padre diocesano assumirá no dia 1º de setembro “o cuidado pastoral e ministerial” do santuário de Torreciudad junto com os padres Ángel Lasheras, Pedro J. García de Jalón e de la Fuente e Eduardo Martínez Ruipérez, membros da Opus Dei.
Um comunicado de 18 de julho disse que a nomeação foi feita “para regularizar a sua situação canônica junto à diocese”, sem especificar qual situação.
A controvérsia estaria no esclarecimento sobre a titularidade da originária de Torreciudad, situada a poucos metros do santuário, bem como sobre a titularidade da talha da Virgem, que se conserva no local que a Opus Dei construiu no último terço do século XX.
No domingo (20), festa da Virgem de Torreciudad, dom Pérez-Pueyo defendeu a decisão de nomear o padre Mairal como novo reitor do santuário.
Diante de vários padres, como o vigário geral da Opus Dei na Espanha, o padre Ignacio Barrera, o bispo disse: “Com humildade simplicidade, [quero] afirmar que procedemos – em relação à nomeação do novo reitor – sempre de forma colegial, segundo o Direito, mas sobretudo tentando impulsionar esse projeto mariano evangelizador que tantas vezes visualizaram com suas peregrinações”.
O comunicado de 18 de julho destacou que, “segundo o cânon 557, corresponde ao bispo diocesano a nomeação do reitor e dos sacerdotes dedicados a uma igreja ou um santuário, o mesmo que os sacerdotes dos institutos religiosos que servem às paróquias”.
No final da missa do domingo, dom Pérez-Pueyo disse: “Apesar do ruído midiático que tenta nos confrontar e turvar a situação, no bispado de Barbastro-Monzón sempre encontrarão uma mão estendida. Sempre tivemos a prelazia para ajudar a que se regule o quanto antes a situação jurídica, canônica e pastoral”.
O bispo mencionou então uma canção cantada por são Josemaría Escrivá de Balaguer, fundador da Opus Dei, chamada Aprite le finestre (Abra as janelas) e encorajou os fiéis presentes: “Hoje ouso com simplicidade e todo o meu carinho convidar-vos a cantar do fundo do coração: abra as janelas, é primavera. Hoje o Senhor nos convida, nós que estamos aqui e aqueles que vêm de fora, a sentir que a Igreja precisa de vocês. Por isso, deixo estas duas palavras: oportunidade e regularizar. Não há mais. Que a Virgem de Torreciudad nos ajude a olhar mais longe, mais alto”.
Resposta da Opus Dei de 18 de julho
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em comunicado, a prelazia da Opus Dei disse ter recebido "com surpresa" a decisão tomada "unilateralmente" pelo bispo de Barbastro-Monzón de nomear um reitor para o santuário. “Não cabe ao bispo fazer esta nomeação, pois é um templo da prelazia”, disse.
A Opus Dei disse que o templo foi erguido sob a figura jurídica de "oratório da prelazia", que foi financiado "com doações promovidas por fiéis da Opus Dei, cooperadores e muitas outras pessoas de Aragão e do mundo inteiro", e que a propriedade do local corresponde à Fundação Canônica Nuestra Señora de los Ángeles de Torreciudad.
Além disso, disse que, segundo seus estatutos, aprovados em 1980 e agora em revisão após os motu proprios do papa Francisco de 2022 e 2023, “a nomeação do reitor e a nomeação dos sacerdotes que se ocupam da atenção pastoral corresponde ao vigário regional da prelazia”.
O santuário de Torreciudad
Inaugurado em 1975, o atual santuário de Torreciudad foi promovido pelo fundador da Opus Dei, são Josemaria Escrivá de Balaguer. É propriedade do Patronato de Torreciudad, entidade sem fins lucrativos classificada como de utilidade pública cuja principal missão é manter o local e promover as peregrinações.
Segundo o Relatório Anual de 2022, o santuário de Torreciudad recebeu "cerca de 190 mil visitantes" no ano passado e suas transmissões pelo YouTube atingiram 575 mil visitar procedentes de 34 países.
Esse documento assegura que “o trabalho pastoral do santuário é confiado à Prelazia da Opus Dei, que assume o cuidado espiritual dos peregrinos e visitantes que assim o desejarem”.
Confira também:
O bispo de Barbastro-Monzón, dom Ángel Pérez Pueyo, nomeou como novo reitor do santuário de Torreciudad um padre que não faz parte da Opus Dei, alegando não ter recebido uma lista proposta pela prelazia. Em comunicado, a prelazia da Opus Dei disse ter recebido "com surpresa" a… pic.twitter.com/bC4e05CWPx
— ACI Digital (@acidigital) July 19, 2023